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    Xbox apresenta seu modelo de IA generativa para jogos: conheça o Muse!

    Tecnologia de IA Generativa da Microsoft

    A inteligência artificial sempre gerou debates intensos nas redes sociais, mas muitos reconhecem seu valor significativo. Nesse contexto, a Microsoft apresentou o Muse, uma ferramenta de IA generativa para jogos que possui a capacidade de criar “visuais de jogos, ações de controle ou ambos”.

    Sobre a Revelação do Muse

    A novidade foi anunciada na última quarta-feira (19), desenvolvida pela equipe de inteligência de jogos da Microsoft em parceria com a Ninja Theory, estúdio conhecido pelo jogo Bleeding Edge. Este título foi utilizado nos testes para demonstrar a funcionalidade do recurso.

    Para o desenvolvimento da tecnologia, foram analisados dados que equivalem a sete anos de gameplay de Bleeding Edge, permitindo ao modelo aprender com um bilhão de pares de ações e imagens.

    Essa pesquisa é vista como um avanço significativo na área de IA generativa para jogos e resultou em uma publicação na respeitada revista científica Nature.

    Funcionalidades do Muse

    Atualmente, o Muse é capaz de gerar visuais de jogos em uma resolução de 300 x 180 pixels, um progresso em comparação com os 128 x 128 pixels das versões anteriores da Microsoft. Entretanto, essa resolução ainda não chega ao padrão Full HD (1920 x 1080), amplamente adotado pelos jogadores de PC.

    A vice-presidente corporativa de jogos em IA da Microsoft, Fatima Kardar, destacou que o modelo pode criar gameplays consistentes e variadas, representando um avanço na assistência aos desenvolvedores. Segundo ela, a tecnologia é útil nas fases iniciais de desenvolvimento, contribuindo para a criação de elementos de jogos.

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    “Para o Xbox, nossa abordagem em relação à IA visa gerar mais valor para jogadores e criadores, ampliar o acesso a jogos e reconhecer que a criação de um ótimo jogo depende da visão artística do criador”, afirmou Kardar. “Acreditamos que a IA generativa pode enriquecer essa criatividade e abrir novas possibilidades”.

    Embora promissora, a Microsoft deixou claro que o Muse não foi concebido para substituir desenvolvedores ou criar jogos completos. O foco é fornecer ferramentas que agilizem o processo criativo, mantendo a importância da influência humana no desenvolvimento.

    Revitalizando Clássicos do Xbox com o Muse

    Em um vídeo associado à apresentação do Muse, o chefe da Microsoft Gaming, Phil Spencer, expressou suas expectativas em relação à nova tecnologia de IA generativa, especialmente para a preservação de jogos clássicos.

    “Imagine um cenário onde, a partir de dados de gameplay e vídeo, um modelo pudesse aprender como são os jogos e torná-los acessíveis em qualquer plataforma. Isso é realmente empolgante,” ressaltou Spencer. “Discutimos a preservação de jogos como uma de nossas prioridades e a capacidade desses modelos de aprender a dinâmica dos jogos sem depender do motor original abre inúmeras oportunidades,” completou.

    Será que podemos esperar um retorno de clássicos do Xbox graças ao Muse? Compartilhe sua opinião nos comentários!

    Referências

    IA Generativa da Microsoft

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