Tecnologia de IA Generativa da Microsoft
A inteligência artificial sempre gerou debates intensos nas redes sociais, mas muitos reconhecem seu valor significativo. Nesse contexto, a Microsoft apresentou o Muse, uma ferramenta de IA generativa para jogos que possui a capacidade de criar “visuais de jogos, ações de controle ou ambos”.
Sobre a Revelação do Muse
A novidade foi anunciada na última quarta-feira (19), desenvolvida pela equipe de inteligência de jogos da Microsoft em parceria com a Ninja Theory, estúdio conhecido pelo jogo Bleeding Edge. Este título foi utilizado nos testes para demonstrar a funcionalidade do recurso.
Para o desenvolvimento da tecnologia, foram analisados dados que equivalem a sete anos de gameplay de Bleeding Edge, permitindo ao modelo aprender com um bilhão de pares de ações e imagens.
Essa pesquisa é vista como um avanço significativo na área de IA generativa para jogos e resultou em uma publicação na respeitada revista científica Nature.
Funcionalidades do Muse
Atualmente, o Muse é capaz de gerar visuais de jogos em uma resolução de 300 x 180 pixels, um progresso em comparação com os 128 x 128 pixels das versões anteriores da Microsoft. Entretanto, essa resolução ainda não chega ao padrão Full HD (1920 x 1080), amplamente adotado pelos jogadores de PC.
A vice-presidente corporativa de jogos em IA da Microsoft, Fatima Kardar, destacou que o modelo pode criar gameplays consistentes e variadas, representando um avanço na assistência aos desenvolvedores. Segundo ela, a tecnologia é útil nas fases iniciais de desenvolvimento, contribuindo para a criação de elementos de jogos.
“Para o Xbox, nossa abordagem em relação à IA visa gerar mais valor para jogadores e criadores, ampliar o acesso a jogos e reconhecer que a criação de um ótimo jogo depende da visão artística do criador”, afirmou Kardar. “Acreditamos que a IA generativa pode enriquecer essa criatividade e abrir novas possibilidades”.
Embora promissora, a Microsoft deixou claro que o Muse não foi concebido para substituir desenvolvedores ou criar jogos completos. O foco é fornecer ferramentas que agilizem o processo criativo, mantendo a importância da influência humana no desenvolvimento.
Revitalizando Clássicos do Xbox com o Muse
Em um vídeo associado à apresentação do Muse, o chefe da Microsoft Gaming, Phil Spencer, expressou suas expectativas em relação à nova tecnologia de IA generativa, especialmente para a preservação de jogos clássicos.
“Imagine um cenário onde, a partir de dados de gameplay e vídeo, um modelo pudesse aprender como são os jogos e torná-los acessíveis em qualquer plataforma. Isso é realmente empolgante,” ressaltou Spencer. “Discutimos a preservação de jogos como uma de nossas prioridades e a capacidade desses modelos de aprender a dinâmica dos jogos sem depender do motor original abre inúmeras oportunidades,” completou.
Será que podemos esperar um retorno de clássicos do Xbox graças ao Muse? Compartilhe sua opinião nos comentários!