Introdução
Os grandes nomes da indústria de games, como PlayStation, Nintendo, Xbox e Steam, geram milhões de dólares diariamente com a venda de jogos. Esse cenário torna essas plataformas o foco principal de novos desenvolvedores. No entanto, o brasileiro Suikou Soushi decidiu inovar ao lançar seu primeiro jogo exclusivamente para fliperamas.
O Jogo: Cosmo Guild
O título, intitulado Cosmo Guild, é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) que representa o projeto de inauguração do estúdio indie Soushi Club. Com uma proposta nostálgica, o game estará disponível apenas em fliperamas a partir do dia 14 de março, desafiando a tendência atual de jogos multiplataforma.
A Decisão de Lançar um Jogo para Fliperamas
Uma pesquisa realizada pela empresa Newzoo indica que o mercado de jogos para consoles, PC e mobile movimenta cerca de US$ 187 bilhões anualmente. Nesse contexto, os fliperamas representam uma fração mínima desse total, e o desenvolvedor brasileiro tem plena consciência dessa realidade.
Segundo o criador da Soushi Club, a missão de Cosmo Guild é realmente contrariar o movimento do mercado atual, aceitando os riscos dessa escolha. Em suas palavras, ele comentou que poderia optar por fazer um jogo para dispositivos móveis, mas desejou trazer algo diferente:
“Um dia, enquanto caminhava, vi algumas lojas com fliperamas e pensei: ‘Nossa, tem fliperamas, né? E se eu fizesse um jogo para fliperama?’”
Modelo de Negócio e Sustentabilidade Financeira
A proposta pode parecer ousada, mas o projeto foi cuidadosamente planejado para ser financeiramente viável. Antes de iniciar a produção, o estúdio recolheu recursos necessários e agora aposta em um modelo de pré-venda para garantir o sucesso do jogo. Soushi menciona:
“Esse projeto ou vai dar nada, ou vai dar muito bom.”
Combinação de Modernidade e Nostalgia
No jogo, os participantes assumem o papel de Lumenautas, agentes espaciais encarregados de explorar Marte e proteger seu povo de ameaças alienígenas. Além de um combate acelerado, que relembra jogos clássicos como Metroid, Cosmo Guild oferece mecânicas inovadoras.
Um dos aspectos que destacam o jogo é a possibilidade de salvar o progresso na nuvem através de um aplicativo dedicado, permitindo que os jogadores continuem suas aventuras ao trocar de máquina.
As missões do jogo são curtas, com uma duração média de quatro minutos, e incluem objetivos variados, que vão desde eliminar inimigos até enfrentar chefes gigantes. O primeiro cenário do jogo se desenrola em Marte, abrangendo diferentes ambientes, desde vastas planícies até cavernas subterrâneas e os polos glaciais do planeta vermelho. Além disso, o estúdio planeja expandir a experiência de Cosmo Guild com atualizações regulares, que incluirão novos planetas e desafios.
O criador afirma que o propósito é ir além da nostalgia, atingindo também a essência de como era jogar nos antigos fliperamas. Ele acredita que o jogo será perfeito para momentos de descontração, reunindo amigos para uma experiência de jogo autêntica.
Narrativa Opcional
Embora os jogos de fliperama costumem se concentrar na jogabilidade, Cosmo Guild também promete uma narrativa envolvente, sem impor essa experiência aos jogadores. O desenvolvedor comenta:
“Gosto que um jogo tenha história, mas não gosto quando é algo forçado.”
Para contornar essa questão, foi criado um sistema de logs e cenas cortadas que são desbloqueadas conforme os jogadores avançam no jogo, permitindo que aqueles que desejam explorar a lore possam fazê-lo, enquanto os que preferem a ação podem seguir direta para os desafios.
Possibilidade de Expansão
O criador do jogo também esclarece que não há planos para levar Cosmo Guild para plataformas como Steam no futuro. No entanto, caso o jogo obtenha sucesso, não descarta a possibilidade de criar spin-offs que possam incluir elementos de Cosmo Guild em outras plataformas.
Com isso, quem deseja experimentar Cosmo Guild precisará visitar um fliperama para jogar. A eficácia dessa estratégia ainda está para ser comprovada. E você, o que pensa sobre essa abordagem? Deixe sua opinião nos comentários!