UFL: Jogo de ‘rachão’ com foco em microtransações precisa de evolução significativa

Lançamento Oficial de UFL

O jogo UFL foi finalmente lançado de forma oficial após várias fases beta. Recentemente, ele chegou ao PS5 e Xbox Series S/X na sua versão final. O melhor de tudo é que o título está disponível gratuitamente e recebeu uma forte campanha de marketing, especialmente com o apoio financeiro de Cristiano Ronaldo.

Concorrência no Gênero

Para muitos, UFL se apresenta como uma nova ameaça ao domínio do EA FC no gênero, especialmente com a queda de popularidade do eFootball. Resta saber se o jogo de futebol de CR7 conseguirá superar o game da Electronic Arts. A seguir, um resumo completo sobre suas características.

Gratuidade com Compras Internas

UFL é lançado no mesmo formato de eFootball, ou seja, é gratuito, mas possui compras dentro do jogo. Não é necessária a assinatura da PS Plus ou do Xbox Game Pass para jogar online, o que é um ponto positivo. No entanto, quem desejar competir ou se destacar no ranking global pode descobrir que o que parece ser barato pode sair caro.

  • É necessário adquirir moedas para comprar desde itens estéticos até jogadores renomados.
  • Para ter um jogador como CR7 ou um mais modesto, como Darwin Núñez do Liverpool, é preciso muito jogo ou investimento financeiro.

Versões Beta e Alterações de Preço

Desde que foi lançado oficialmente, o preço dos atletas mais populares no jogo subiu bastante. Atualmente, a única forma de se jogar com os grandes astros é em partidas locais contra a CPU, utilizando times de patrocinadores ou poucos clubes que têm licença.

  • Os jogadores têm duas opções: dedicar muito tempo para subir no ranking ou gastar dinheiro para adquirir reforços.

Jogabilidade e Desafios

A jogabilidade em jogos de futebol costuma ser um ponto crucial. Apesar de UFL tentar ser uma alternativa, por enquanto, ele ainda precisa de melhorias significativas para competir com EA FC e eFootball. O jogo se aproveita de mecânicas que foram bem-sucedidas, mas ainda falta polimento em sua execução.

  • Os controles imitam os padrões de jogos similares, mas a precisão em ações como passes e chutes é inconsistente.
  • A movimentação dos jogadores é em alguns momentos artificial e não reflete a realidade do futebol.
  • O sistema de roubo de bola pode parecer confuso, gerando situações que não fazem sentido em partidas reais.
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Foco em Multiplayer Online

UFL não é projetado para quem prefere modos de carreira ou jogar contra a CPU. A maioria dos modos é voltada para partidas online. O modo principal é o Ranqueada, onde os jogadores enfrentam outros ao redor do mundo.

  • Existem modos adicionais como Showdown e Casual, que também requerem aquisição de Status Premium para acesso a recompensas exclusivas.
  • Todas as partidas online, independentemente do resultado, concedem itens e moedas, evitando desistências frequentes.

Personalização e Evolução

UFL permite que os jogadores escolham um capitão e, conforme jogam, conquistam evolução e itens para melhorar seu time. É uma mescla de itens estéticos e que conferem bônus ao atleta.

  • Os jogadores podem adquirir chuteiras, uniformes e até estádios, embora muitos itens sejam bloqueados por microtransações.
  • O mercado oferece a chance de comprar grandes astros, mas requer tempo e esforço consideráveis, ou, alternativamente, dinheiro real.

Aspectos Visuais

UFL apresenta gráficos bonitos e uma reprodução interessante dos atletas. No entanto, há falhas, como a disparidade entre a posição dos jogadores e a bola durante as jogadas.

  • Os goleiros apresentam movimentos mais naturais, mas ainda há espaço para melhorias.
  • A ausência de condições climáticas durante os jogos pode ser vista como uma escolha positiva, já que não interfere na jogabilidade.

Narração e Comentários

Um dos pontos fracos é a narração, que é genérica e irritante, resultando em repetições sem relevância. Isso compromete a imersão do jogador.

  • As falas dos comentaristas, que incluem um tom cômico, muitas vezes se tornam longas e fora de contexto em momentos importantes do jogo.

Considerações Finais

Embora UFL não consiga superar EA FC ou eFootball, tem potencial para incomodar a liderança dos dois jogos. É uma opção interessante para quem busca diversão em partidas online, mas é imprescindível investir tempo ou dinheiro para progredir no jogo.

Nota Final: 70

Pontos positivos:

  • Visual agradável;
  • Presença dos principais atletas;
  • Sistema de evolução interessante;
  • Variedade de itens disponíveis.

Pontos negativos:

  • Delay na jogabilidade;
  • Pressão por microtransações;
  • Erros visuais;
  • Narração e comentários insatisfatórios;
  • Falta de modos offline.

UFL já está disponível para download gratuito no PS5 e Xbox Series S/X, com versões planejadas para PC e dispositivos móveis no futuro.

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