Recordações dos Primeiros Jogos de GTA
Embora os primeiros jogos da série Grand Theft Auto (GTA) tenham sido um pouco esquecidos após o grande sucesso de suas sequências em 3D, aqueles que jogaram nas décadas de 1990 ainda guardam lembranças especiais de suas aventuras e crimes nas cidades, sempre com uma perspectiva de câmera superior.
Entrevista com Stewart Waterson
Durante uma conversa com o site Gamerhub, Stewart Waterson, um dos artistas da DMA, compartilhou informações interessantes sobre o desenvolvimento do primeiro Grand Theft Auto. Veja a seguir alguns detalhes sobre como surgiu a ideia do tanque no jogo.
Como Surgiu o Tanque de GTA
Segundo Waterson, a inclusão de tanques no jogo representou uma mudança significativa e marcante no ciclo de desenvolvimento. Ele descreveu a situação da seguinte forma: “Era tão ridículo”, recorda Stewart. “Não tinha qualquer razão para eles estarem lá, mas fizemos mesmo assim.”
A ideia surgiu a partir de um código de veículo que já existia no jogo, além de um sistema de balística que permitia que um pedestre disparasse em diversas direções. A proposta então foi colocar um pedestre em cima de um carro, desacelerar o veículo e aumentar significativamente o dano das balas. Assim, nasceu o conceito de um tanque básico.
Waterson inicialmente pensou que outros membros da equipe poderiam ficar irritados com a ideia de criar um tanque. No entanto, no dia seguinte, muitos integrantes da equipe e testadores estavam se divertindo muito com essa novidade. Agora, fica a dúvida: será que GTA teria evoluído da mesma maneira sem essa abordagem inusitada? Isso permanece apenas como uma teoria.