Atualizações e Problemas em Star Wars Jedi: Survivor
A recente atualização da PS5 Pro trouxe melhorias surpreendentes com a implementação do upscaling baseado em machine learning, chamado PSSR. No entanto, surgiram problemas significativos após o lançamento, especialmente no jogo Star Wars Jedi: Survivor. A vegetação no jogo estava tão mal executada, que a questão levantou preocupações sobre a qualidade do controle antes do lançamento.
Abordagem Diferente da Respawn
Diferentemente de outros títulos que optaram por soluções como FSR ou retornaram ao upscaling convencional, Jedi: Survivor adotou uma estratégia distinta. A produtora Respawn informou que implementou a versão mais recente do PSSR. Após revisar a última correção, constatamos melhorias genuínas.
Melhorias no Desempenho
Ao analisarmos o modo de desempenho, notamos que os efeitos de pulsação e estroboscópico melhoraram significativamente. A famosa corrida no rio, que antes apresentava problemas, agora está muito mais fluída. Entretanto, ainda existem algumas questões relacionadas ao PSSR, como ruído persistente na geometria opaca e um efeito de vinheta indesejado nas bordas da tela.
Questões Persiste
Embora as melhorias sejam evidentes, algumas questões ainda precisam ser abordadas. O PSSR ainda é um produto em sua fase inicial e, portanto, ainda deve evoluir. Em contraste com a versão anterior do DLSS da Nvidia, o PSSR apresenta instabilidades e ruídos, mas oferece uma apresentação mais definida em movimento.
Modo de Qualidade
Além disso, avaliamos o modo de qualidade do jogo, que visa uma taxa de 30 fps. Apesar da redução da taxa de quadros, as melhorias na resolução tornam a saída 4K do PSSR mais atraente. No entanto, este modo também enfrenta problemas, incluindo buracos negros na iluminação global com ray tracing, um problema que persistiu desde a atualização anterior.
Uma Sensação de Melhoria
No geral, há uma sensação de progresso, particularmente no modo de desempenho. Jedi: Survivor agora se encontra em uma forma aceitável, embora as melhorias não sejam tão drásticas quanto esperávamos do PSSR. Este projeto ainda está em desenvolvimento, e a colaboração entre PlayStation e AMD pode trazer benefícios futuros. Recentemente, impressionou a demonstração do FSR 4 no CES 2025, que apresentou um inovador Projeto de Investigação de IA.
Outros Jogos e PSSR
Além de Jedi: Survivor, outros jogos também têm enfrentado seus próprios desafios com o PSSR. Muitos optaram por soluções alternativas de upscaling, como o remake de Silent Hill 2, que voltou a utilizar o TSR da Epic. Outros títulos, como Alan Wake 2 e Avatar, oferecem a opção de escolher entre FSR e PSSR. A expectativa é saber se esses jogos receberão atualizações com a versão mais recente do PSSR. Fique atento para novidades!