Introdução ao Razer Huntsman V3 Pro TKL
Recebemos uma unidade do Razer Huntsman V3 Pro TKL para teste. Após extensas horas de jogo e redigindo textos, aqui estão nossas impressões sobre o teclado.
Design e Acabamento
O Razer Huntsman V3 Pro TKL chega na elegante cor preta e se destaca pela qualidade dos materiais de acabamento. A base em alumínio simula o aço escovado, conferindo uma sensação de durabilidade que não era comum em outros teclados premium que testei anteriormente.
Por ser um modelo TKL (Ten Key Less), o teclado não possui teclado numérico, tornando-o fácil de transportar. Apesar do seu formato compacto, a Razer fez um bom trabalho ao espaçar as teclas, evitando que fiquem muito próximas umas das outras. No entanto, para acessar algumas funções, é necessário utilizar as teclas “F” em combinação com a tecla “Fn”.
As keycaps são feitas em PBT e têm uma textura diferenciada. Segundo a Razer, essa característica impede que as teclas brilhem e aumenta a durabilidade.
Na primeira experiência, a textura das teclas pode parecer estranha, pois elas agarram levemente as pontas dos dedos. Com o tempo, a adaptação é rápida, embora um formato liso ainda possa parecer mais natural.
Além das teclas padrão, o teclado conta com botões dedicados para controle de mídia e criação de macros. Abaixo desses botões, existe um pequeno painel que exibe as configurações e funções ativas.
Um ponto a ser destacado é que este modelo não é hot swappable, o que significa que não é possível trocar os switches. A Razer oferece uma boa garantia para os switches, mas a opção de troca sempre é benéfica para manutenções.
O teclado vem com um apoio para os pulsos, que é magnético e eficiente para ajudar durante longas sessões de jogo.
A parte inferior do teclado apresenta pezinhos com dois níveis de ajuste, permitindo três alturas diferentes para maior conforto. O cabo de conexão é do tipo USB-C e removível.
A Experiência de Digitar
O Razer Huntsman V3 Pro TKL é o primeiro teclado com switches ópticos que teste, após ter usado muitos modelos com switches mecânicos tradicionais. A experiência é distinta e, embora agradável, pode exigir um período de adaptação.
Inicialmente, percebi que, comparado a outros teclados mecânicos, este modelo demanda um pouco mais de esforço para pressionar as teclas. Por exemplo, ao comparar com um switch vermelho, o ato de apertar as teclas do Huntsman V3 Pro TKL pode parecer mais pesado.
Esse esforço adicional não é cansativo. Contudo, para quem está acostumado com switches vermelhos, a sensação mais pesada pode demorar alguns dias para se ajustar, tanto em jogos quanto na digitação.
Vale destacar que é possível ajustar o nível de ativação das teclas, o que melhora essa sensação de peso, permitindo ativá-las praticamente com um leve toque. Este aspecto será mais detalhado na seção sobre o software do teclado.
Além disso, as teclas texturizadas em doubleshot PBT proporcionam uma experiência de digitação diferente, mas que é fácil de se acostumar. Um ponto negativo é que, até o momento, não há um modelo ABNT2 disponível, deixando de lado a tecla “Ç” por enquanto.
Após longas horas de uso, não senti cansaço ou dor nos pulsos, mesmo sem utilizar o apoio magnético constantemente. Em relação ao nível de sonoridade, o Huntsman V3 Pro TKL tende a ser mais barulhento que switches vermelhos e amarelos, mas silencioso em comparação aos switches azuis.
Outro acerto da Razer foi não sobrecarregar as teclas com muitas funções, permitindo que botões como Insert, Home e Del sejam dedicados, facilitando o uso.
Funções que Fazem a Diferença
Diferente da maioria dos teclados mecânicos que oferecem apenas funcionalidades básicas, o Razer Huntsman V3 Pro TKL se destaca pelo gerenciamento através do Razer Synapse, que ativa suas principais funcionalidades.
- Razer Snap Tap: Permite que jogadores, especialmente de FPS, se movam lateralmente sem soltar uma tecla. Essa função, embora útil, pode resultar em banimentos em alguns jogos.
- Nível de Pressão: É possível modificar o nível de pressão necessário para acionar uma tecla, evitando toques acidentais e possibilitando uma experiência semelhante à de controles com analógicos.
- Rapid Trigger: Ajusta o ponto de reset dos switches, permitindo pressionar a mesma tecla repetidamente com mais facilidade.
Além dessas funções, o Razer Synapse permite a criação de macros e a personalização do uso de determinadas teclas. Também é viável salvar perfis para facilitar o uso diário em diferentes jogos e aplicativos.
Para o controle da iluminação do teclado, é necessária a instalação do Razer Chroma. Embora o aplicativo funcione bem, é um inconveniente precisar instalar dois softwares para controlar todas as funções do teclado.
Preço e Disponibilidade
O Razer Huntsman V3 Pro TKL está disponível no Brasil através da loja oficial da Razer na Amazon por aproximadamente R$ 2.300.
Vale a Pena Investir no Razer Huntsman V3 Pro TKL?
O Razer Huntsman V3 Pro TKL logo se destaca pelo acabamento premium e atraente visualmente. Os materiais de alta qualidade oferecem a sensação de um produto resistente.
Embora seja confortável para digitar, admito que precisei de um tempo para me acostumar, principalmente devido à textura das teclas e à sensação de peso ao pressioná-las.
No entanto, o grande diferencial do Huntsman V3 Pro TKL reside nas funções voltadas para gamers, que fazem a diferença na hora de jogar. Recursos como a possibilidade de ajustar o nível de pressão para ativar as teclas, além do Razer Snap Tap e Rapid Trigger, são excelentes diferenciais.
Convido você a compartilhar suas opiniões e experiências com o Razer Huntsman V3 Pro TKL nos comentários!