O Fechamento do Japan Studio
Se você é um verdadeiro fã do PlayStation, com certeza se recorda do Japan Studio, uma desenvolvedora da Sony que trouxe ao mundo jogos memoráveis como The Last Guardian, Gravity Rush, Patapon e até mesmo Bloodborne. Infelizmente, o Japan Studio foi encerrado em 2021 devido às baixas vendas de jogos de menor escopo e orçamento, conhecidos como AA.
Motivos para o Fechamento
As razões para o fechamento do Japan Studio foram discutidas por Shuhei Yoshida, ex-líder dos estúdios PlayStation, durante uma participação no Sacred Symbols PlayStation Podcast. Segundo Yoshida, a decisão de fechar o estúdio estava diretamente relacionada ao mercado, que deixou pouco espaço para títulos AA.
Durante seu período na Sony, Yoshida reconheceu que, apesar de ter obtido sucessos, como Gran Turismo, não conseguiu lançar muitos títulos AAA que se destacassem globalmente. Ele comentou:
“Durante meu tempo na Sony, uma das coisas que eu não fui bem-sucedido foi em criar com sucesso jogos de serviço, além de não conseguir ter games de muito sucesso feitos no Japão.”
Ele enfatizou que, à medida que os jogos grandes começaram a se tornar ainda mais massivos, o espaço para projetos de menor orçamento foi gradualmente desaparecendo. Yoshida observou que muitos jogos do Japan Studio eram voltados para esse mercado AA, o que dificultou sua viabilidade.
Comparações com a Indústria do Cinema
Curiosamente, essa tendência também tem sido observada na indústria cinematográfica, onde grandes estúdios passaram a investir apenas em produções blockbusters. Projetos independentes têm tentado prosperar com filmes autorais, enquanto longas-metragens de orçamento moderado parecem ter sido deixados de lado.
Para mais informações sobre os desafios enfrentados pelo Japan Studio, você pode conferir o artigo sobre como a Sony Japan Studio foi encerrado devido ao desaparecimento do mercado AA.
Legado do Japan Studio
A importância do Japan Studio para o PlayStation e seu legado são inegáveis. Com projetos que marcaram a época, como The Last Guardian e Gravity Rush, o estúdio sempre buscou contar histórias únicas e inovadoras. Yoshida menciona que, após o lançamento de Gravity Rush 2, houve tentativas de novos projetos que, infelizmente, não foram aprovados.
Você pode explorar a história de como Yoshida se esforçou para preservar Last Guardian em nosso artigo sobre as mudanças no cenário.
Conclusão
O fechamento do Japan Studio é um lembrete da evolução do mercado de jogos e da necessidade de se adaptar às mudanças nas preferências dos consumidores. Se você sente falta dos jogos desenvolvidos pelo Japan Studio, compartilhe suas ideias e preferências nos comentários abaixo!