Visão de Negócio de Jim Ryan
Jim Ryan, ex-CEO da PlayStation, tinha uma abordagem que focava fortemente em jogos de serviço, o que gerou muitas dúvidas no mercado. Durante uma teleconferência de resultados em 2022, ele revelou planos ambiciosos para lançar até 12 títulos desse tipo para o PlayStation até 2025. No entanto, a história que se seguiu foi, no mínimo, decepcionante.
Cancelações de Jogos
Segundo o jornalista Jason Schreier, do Bloomberg, a Sony decidiu cancelar dois projetos de jogos como serviço que estavam em desenvolvimento: um na Bend Studio e outro na Bluepoint Games, conhecida por seus remakes. O projeto da Bluepoint estava baseado no universo de God of War.
A Bend Studio, por sua vez, trabalhava em um jogo AAA com grandes aspirações, semelhante ao polêmico Concord, que não obteve sucesso e teve seus servidores desligados pela Sony no ano passado.
Número de Cancelações Aumenta
Desde o anúncio da estratégia duvidosa de Jim Ryan em 2022, a Sony cancelou vários projetos relacionados a jogos como serviço. De acordo com as informações obtidas, até agora, oito títulos foram descontinuados. Entre eles, podem ser encontrados jogos ambientados nos universos de The Last of Us, God of War e outros. Confira a lista:
- Naughty Dog — Multiplayer no universo de The Last of Us (cancelado em 2023)
- Insomniac — Spider-Man: The Great Web (cancelado em 2024)
- Firesprite — Jogo de Twisted Metal como serviço (cancelado em 2024)
- London Studio — Aventura de fantasia não anunciada (cancelado em 2024)
- Firewalk Studios — Concord (lançado e descontinuado em 2024)
- Bungie — Payback (cancelado em 2024)
- Bend Studio — Jogo não anunciado (cancelado em 2025)
- Bluepoint Games — God of War online (cancelado em 2025)
Jogos de Serviço em Desenvolvimento
Ainda que muitos jogos de serviço tenham sido cancelados, a Sony mantém três projetos em desenvolvimento que até o momento não foram descontinuados:
- Bungie — Marathon, com lançamento previsto para 2025/2026
- Haven Studios — Fairgame$, sem previsão de estreia definida
- Guerrilla Games — Horizon Online, também sem previsão de lançamento
Vingando no Mercado
Dos 12 jogos de serviço que Jim Ryan anunciou, apenas um se destacou e se tornou um grande sucesso: Helldivers 2. Este título foi o único que realmente apresentou bons resultados nos últimos anos.
De acordo com um relatório financeiro de maio do ano passado, Helldivers 2 vendeu 12 milhões de cópias para PS5 e PC nas primeiras 12 semanas. Para se ter uma ideia, isso superou as vendas de God of War Ragnarok, que alcançou 11 milhões em 10 semanas. Portanto, o fato de apenas um entre mais de 12 projetos ter obtido sucesso é uma preocupação para a Sony.
Interação
Qual a sua opinião sobre a estratégia de jogos de serviço? Você acredita que esse modelo é viável nos dias de hoje? Deixe seu comentário abaixo e vamos conversar sobre isso!