O PC como Plataforma Dominante
Durante a Game Developers Conference 2025, os profissionais da indústria de videojogos reafirmaram a posição do PC como a “plataforma dominante”. Isso se reflete no número crescente de jogos desenvolvidos para essa plataforma e na quantidade de pessoas envolvidas em projetos para PC.
Dados da Indústria
De acordo com informações apresentadas na GDC 2025, mais de 3 mil trabalhadores do setor ouviram a opinião de que:
- 80% dos profissionais estão focados no desenvolvimento de jogos para PC.
- Esse percentual representa um aumento em relação aos 66% registrados em 2024.
- Em comparação, apenas 38% dos colaboradores estão trabalhando em jogos para PS5 e 34% para Xbox Series.
Crescimento Contínuo
Desde 2020, a adesão ao desenvolvimento de jogos para PC vem crescendo de maneira constante. Em 2020, apenas 56% dos trabalhadores afirmavam estar criando jogos para essa plataforma. Esse número subiu para:
- 57% em 2023;
- 71% em 2024;
- 80% em 2025.
Este aumento significativo, especialmente os 14% registrados entre 2024 e 2025, demonstra um forte interesse por parte da indústria em focar no PC, superando mesmo a soma de desenvolvedores para PS5 e Xbox Series.
O Impacto do Steam Deck
Os organizadores da GDC acreditam que o Steam Deck desempenhou um papel crucial na popularização do PC como uma plataforma de jogos. O dispositivo é visto por muitos como uma forma própria de plataforma, contribuindo para a nova perspectiva dos desenvolvedores.
Considerações Finais
É importante ressaltar que, embora a maioria dos profissionais envolvidos no desenvolvimento de jogos para PC provenham de países como os Estados Unidos, Canadá e Austrália, essa realidade não representa completamente a diversidade da comunidade global de desenvolvedores.
O que você acha desse crescimento no desenvolvimento de jogos para PC? Deixe sua opinião nos comentários!