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    Novo upscaler FSR 4 com IA da AMD surpreende em testes práticos na CES 2025 com a RX 9070.

    Introdução ao FSR 4

    Durante a CES 2025, a AMD apresentou suas novas placas gráficas RDNA 4 e o upscaler baseado em IA, FSR 4. Embora a palestra de 45 minutos não tenha trazido muitas informações, jornalistas tiveram a oportunidade de obter mais detalhes em uma apresentação privada. Alex e Oliver, da Digital Foundry, puderam testar um projeto de upscaling utilizando a nova GPU da série RX 9070, que é provavelmente o FSR 4. O jogo escolhido para as comparações foi Ratchet and Clank: Rift Apart, conhecido por suportar diversas tecnologias de upscaling. O que testemunhamos foi bastante promissor, especialmente com o lançamento das novas GPUs previsto para o final deste trimestre.

    Evolução da Tecnologia de Upscaling

    A nova versão do FSR está passando de um upscaler analítico manual para um que utiliza aprendizagem automática (ML). Essa mudança lembra a transição da Nvidia entre o DLSS original e o DLSS 2, que trouxe grandes melhorias na qualidade de imagem. A grande questão é: será que o FSR 4 alcançará resultados semelhantes?

    A resposta é um categórico sim. Em testes comparativos entre dois PCs jogando Rift Apart em 4K, um utilizando FSR 3.1 e o outro FSR 4, a nova técnica mostrou-se capaz de resolver muitos dos problemas enfrentados nas versões anteriores.

    Impactos Visuais do FSR 4

    A qualidade da imagem com o FSR 4 melhorou claramente, especialmente em várias cenas do jogo. Por exemplo, a textura do tapete vermelho na abertura do jogo, que apresentava muitos problemas com o FSR 3.1, foi muito melhor reproduzida no FSR 4, preservando os detalhes minuciosos.

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    Além disso, o uso de SSAO (Screen Space Ambient Occlusion) no FSR 3.1 gerava artefatos visuais, enquanto o FSR 4 corrigiu essa questão. As imagens ficaram nítidas, evitando a aparência suave que caracteriza alguns upscalers quando transferem de 1080p para 4K.

    Desempenho em Cenários Rápidos

    Um dos maiores desafios é lidar com partículas rápidas, como os confetes em movimento no desfile do primeiro nível de Ratchet e Clank. O FSR 4 apresentou poucos problemas, ao contrário de versões anteriores que mostravam rastros indesejados. Outro ponto notável foi a melhoria no movimento dos espectadores no estádio, onde a falha de desoclusão observada no FSR 3.1 foi corrigida no FSR 4.

    Possível Colaboração com a Sony

    Recentemente, discutimos a parceria Amethyst entre a AMD e a Sony, que visa desenvolver novas tecnologias de IA. Contudo, não parece que o FSR 4 seja um resultado direto desses esforços, já que não notamos problemas de estabilidade similares às implementações anteriores do PSSR. Ratchet and Clank na PS5 Pro apresenta diferenças significativas em comparação com a versão observada no “projeto de investigação” da AMD.

    Considerações Finais

    Embora a demonstração do FSR 4 na CES tenha sido muito impressionante, é fundamental ressaltar que essa ainda não é a versão final da tecnologia. Faltamos acesso a certos detalhes e não conseguimos capturas diretas do desempenho. O que vimos foi uma versão em desenvolvimento do FSR 4 executada em hardware ainda não lançado, o que promete muito para o futuro. Estamos ansiosos para explorar mais a fundo essa inovação quando a AMD estiver pronta para revelá-la.

    FSR 4 - Nova Tecnologia da AMD

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