Monster Hunter Wilds: O principal concorrente de GTA 6 – Preview

Introdução ao Mundo de Monster Hunter

Meu primeiro contato com a franquia Monster Hunter foi muitos anos atrás, quando joguei Monster Hunter 4 no Nintendo 3DS. Porém, não me senti atraído e acabei deixando o jogo de lado. Tudo mudou este ano, ao assistir a gameplays do mais recente título da série e ouvir recomendações de amigos sobre Monster Hunter World. No começo, confesso que hesitei, pois não sou muito fã de jogos japoneses.

Após apenas três horas de jogo, fui completamente cativado pelo combate, pelo universo e, claro, pelos monstros. Jogando sozinho, a experiência me fez lembrar da sensação de assistir a Jurassic Park pela primeira vez: um mundo novo, mágico e primitivo desdobrando-se diante dos meus olhos, repleto de um ecossistema próprio e me colocando em uma posição subalterna na cadeia alimentar.

Primeiras Impressões de Monster Hunter Wilds

Recentemente, tive a oportunidade de viajar para Osaka, no Japão, para experimentar Monster Hunter Wilds, a mais nova adição à franquia, por cinco horas. O jogo é impressionante, mesclando elementos visuais deslumbrantes, combates brutais e cinematográficos, e uma freneticidade que aprimora a experiência encontrada em World. Aqui estão minhas primeiras impressões sobre o jogo.

Um Mundo Rico e Orgânico

Diretamente, Monster Hunter Wilds se destaca como um dos fortes candidatos ao prêmio de Jogo do Ano de 2025. O tempo que passei jogando me fez apaixonar por suas qualidades principais, ao mesmo tempo que senti que mal arranhei a superfície do que o jogo tem a oferecer.

Assim como em World, o novo título baseia-se em uma estrutura familiar, mas busca expandir e melhorar a experiência do jogador. Agora, para começar uma expedição, não é mais necessário fazer uma viagem rápida até um local; basta sair da base principal, que está estrategicamente situada em regiões centrais, facilitando o acesso a pontos de interesse, como ninhos de monstros e recursos essenciais. Isso reforça a ideia de um “mundo vivo”, promovida pela Capcom.

Essa sensação de organicidade e espontaneidade transforma a jogatina, tornando-a memorável. Em várias ocasiões, enquanto perseguia um alvo, assisti a combates entre monstros, testemunhei ambientes sendo destruídos e percebi mudanças climáticas repentinamente, que exigiam cautela para evitar ser atingido por raios. Essas alterações não apenas afetam o mapa, mas também influenciam o comportamento dos monstros, criando uma aventura dinâmica, imprevisível e repleta de surpresas.

Design dos Monstros

O design dos monstros em Wilds apresenta uma nova abordagem, abandonando o realismo de World em favor de uma sensação mais vibrante e fantasiosa. O foco passou a incluir criaturas como sapos, leões, serpentes e até aranhas.

Um dos inimigos mais fascinantes que enfrentei foi Lala Barina, uma criatura que se move com graça, mas é extremamente venenosa e perigosa. Ela exige um cuidado especial para evitar ser atingido por seus espinhos paralisantes, criando oportunidades de ataque.

Embora monstros clássicos como Arkveld “Espectro Branco” e Uth Duna ainda estejam presentes, a nova abordagem permite à equipe de desenvolvimento explorar mais a criatividade e criar combates únicos, inspirados na real movimentação dos animais, mas com o toque especial característico de Monster Hunter.

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Melhorias no Combate

O combate, que já impressionava, recebeu melhorias significativas. Wilds apresenta 14 armas diferentes, mantendo a mesma diversidade de World, mas aprimorando a experiência com cada uma delas.

Na maior parte da minha jogatina, utilizei a Glaive Inseto, uma lança que permite que você se arremesse pelo ar durante o combate, contando com um inseto que ajuda a explorar fraquezas do inimigo e proporciona melhorias temporárias. A adição do “ataque helicóptero”, que permite permanecer no ar ao realizar um ataque aéreo, foi muito bem-vinda e adiciona uma nova dimensão ao combate.

Além disso, o novo Modo Foco, que debilita áreas específicas do monstro após repetidos ataques, possibilita um aumento na eficácia dos golpes e melhora as chances de derrubar os inimigos. A nova mecânica de mira também está mais eficiente, tornando-se uma ferramenta valiosa em todos os confrontos.

Movimentação Aprimorada

A movimentação também teve melhorias com a introdução dos Seikrets, novas montarias que facilitam a locomoção pelo vasto mapa do jogo. Com ambientes ainda maiores que os de World, a Capcom buscou tornar a busca por monstros e a exploração mais ágil e dinâmica.

Agora, assim que um monstro escapa, é possível chamar o Seikret e evitar que ele se recupere, mantendo a pressão sobre a criatura. O melhor é que, mesmo sobre a montaria, é possível afiar armas, pegar itens e atacar os adversários, oferecendo uma nova camada de estratégia ao jogo.

Simplificação dos Menus

A nova edição também trouxe melhorias significativas na interface, tornando a navegação pelos menus muito mais simples e intuitiva. O processo de fazer melhorias nas armas e equipamentos está mais claro, facilitando a criação de itens e a troca entre os materiais armazenados.

Essas mudanças parecem direcionadas ao público ocidental, mas sem perder a essência complexa da franquia. Os desenvolvedores afirmaram que o objetivo era atingir uma audiência global, garantindo que todos pudessem se divertir e experimentar o jogo. Isso foi feito de forma muito bem executada.

  • As cutscenes são mais frequentes e impactantes, com uma abordagem cinematográfica durante as ações.
  • A personalização de personagens é bastante completa, permitindo recriações de figuras da cultura geek.
  • A personalização se estende aos acampamentos, onde o jogador pode escolher a estética de acordo com cada mapa.
  • O SOS para NPCs, que chama personagens não jogáveis para auxiliar, funciona bem e beneficia jogadores solo.
  • É possível selecionar uma segunda arma para utilizar, com mudança feita em cima dos Seikrets, importante para variedade nas caçadas.

Expectativas para Frediz Wilds

As expectativas em relação a Monster Hunter Wilds são elevadas. O jogo parece ser tudo o que os fãs de World sempre desejaram e muito mais, proporcionando constantes surpresas e emoções. É provável que seja um dos principais concorrentes a Grand Theft Auto VI nos prêmios de 2025 e um dos jogos de aventura mais notáveis da atual geração de consoles.

Monster Hunter Wilds está programado para ser lançado no dia 28 de fevereiro de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox Series S e PC.

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