More

    Earthblade: O novo jogo dos criadores de Celeste foi cancelado; saiba os motivos.

    Cancelamento de Earthblade

    Celeste foi um dos grandes sucessos de 2018, junto com God of War e Red Dead Redemption 2. Diante do êxito alcançado pelo jogo indie, a Extremely OK Games anunciou em 2021 que estava desenvolvendo um novo projeto chamado Earthblade. Infelizmente, essa produção foi oficialmente cancelada.

    Declaração da Extremely OK Games

    A confirmação do cancelamento veio através de uma postagem no blog oficial do estúdio canadense. A diretora de pesquisa e desenvolvimento, Maddy Thorson, informou que a decisão foi tomada devido a problemas internos de produção e uma contenda relacionada aos direitos sobre a propriedade intelectual de Celeste.

    Em suas palavras, Thorson comentou: “No começo deste ano, uma fratura começou a se formar na equipe. Especificamente, isso foi entre nós (Noel e eu) e Pedro Medeiros, um membro fundador da EXOK, amigo e diretor de arte de Earthblade, além de artista de pixel/UI em Celeste e TowerFall”.

    Conflito sobre Direitos de Propriedade

    Parece que o desacordo foi motivado por questões relativas aos direitos de propriedade de Celeste. Thorson não forneceu muitos detalhes a esse respeito, mas descreveu a situação como um “processo muito difícil e doloroso”. A conclusão foi que as partes envolvidas decidiram “seguir caminhos separados”.

    Saída do Diretor de Arte

    Pedro Medeiros, um renomado artista responsável pelos gráficos de Celeste e TowerFall Ascension, ocupava também a posição de diretor de arte em Earthblade. Thorson ressaltou que a saída de Medeiros não foi o único motivo para o cancelamento do jogo. Ela mencionou que, apesar das potencialidades do projeto, o desenvolvimento não tinha avançado como se esperava, mesmo após um longo processo criativo.

    LEIA TAMBÉM:  Mais de 700 funcionários da Ubisoft na França entram em greve

    Thorson afirmou: “O projeto tinha muita coisa a seu favor, mas, frustrantemente, também não estava tão avançado quanto seria de se esperar”. Ela acredita que, com mais perseverança, Earthblade poderia ter se tornado um ótimo jogo.

    Futuro da Extremely OK Games

    Com o cancelamento de Earthblade, Thorson anunciou que o estúdio se concentrará em projetos menores. “Estamos prototipando e explorando em nosso próprio ritmo novamente, tentando redescobrir o desenvolvimento de jogos como fazíamos no início de Celeste ou TowerFall”, concluiu.

    Demissões na Indústria de Jogos

    A situação na Extremely OK Games teve um desfecho aparentemente “amigável”, mas geralmente esse não é o caso em projetos que são cancelados. De acordo com uma pesquisa da Game Developers Conference, que entrevistou mais de 3.000 profissionais do setor, um em cada 10 desenvolvedores de jogos perdeu seu emprego em 2024.

    O impacto pode ser ainda maior, uma vez que muitos alunos e recém-formados relataram dificuldades em encontrar trabalho na indústria. Resta saber se a situação irá melhorar em 2025.

    Você estava ansioso por Earthblade? O que acha do cancelamento do projeto? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

    Últimos artigos

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Você pode gostar...