Respostas de Daniel Vávra sobre Kingdom Come Deliverance 2
Daniel Vávra, o diretor criativo de Kingdom Come Deliverance 2, utilizou a rede social X para responder a várias “acusações malucas” que têm circulado sobre o jogo. Mesmo ciente de que isso pode revelar alguns detalhes da trama, ele decidiu esclarecer os fatos e confrontar a negatividade gerada em torno do título.
Esclarecimentos sobre as Acusações
Com um semblante visivelmente cansado das controvérsias, especialmente após alegações sobre um suposto bloqueio do jogo na Arábia Saudita devido a conteúdos que exploram a diversidade sexual, Vávra afirma que a realidade é bem diferente. Ele argued que:
- Não existem cutscenes obrigatórias: Vávra destaca que quem afirma isso provavelmente não jogou o game.
- Não fomos banidos: Segundo ele, não houve proibições do jogo em nenhum país, pelo menos não que ele tenha conhecimento.
- Diversidade não é uma imposição: O diretor menciona que ninguém os forçou a incluir nenhum conteúdo específico, assim como não forçam os jogadores a realizar atos dos quais não desejam.
A Liberdade de Escolha no Jogo
Vávra também recorda que Kingdom Come Deliverance abrangia personagens homossexuais, reforçando a ideia de que é um RPG onde as decisões do jogador são fundamentais. Ele afirma:
- Decisões são do jogador: Se o jogador optar por submeter o personagem Henry a uma aventura homossexual, ele pode. Caso contrário, não há obrigação de seguir por esse caminho.
- Romances são opcionais: Todos os relacionamentos apresentados são totalmente facultativos e os personagens têm plena consciência dos valores sociais da época.
A Diversidade no Contexto do Jogo
A narrativa se passa em uma das cidades mais ricas da Europa, que enfrenta a ameaça de um exército invasor. Vávra explica que isso justifica a maior diversidade encontrada nesta cidade em comparação com as aldeias do primeiro jogo:
- Musa como personagem central: Musa é um nobre educado do Reino de Mali que chegou à Bohemia com o exército do Rei Sigismund.
- Interações locais: Sua presença gera diversas situações interessantes e sua maneira de agir e se comunicar é feita com um propósito claro.
- Fidelidade histórica: O conteúdo do jogo reflete os valores e normas sociais de Bohemia em 1403, sem a intenção de apelar para uma audiência moderna.
Reações às Críticas
Por fim, Vávra expressa seu descontentamento com a forma como algumas pessoas têm usado o nome de Kingdom Come Deliverance 2 como “clickbait”, muitas vezes sem ter jogado o título. Ele considera essa postura como uma forma de comportamento odioso, que prejudica todas as causas que tentam defender.
Compartilhe suas opiniões sobre as declarações de Daniel Vávra nos comentários! O que você acha dessas questões levantadas em torno de Kingdom Come Deliverance 2?