Digital Foundry destaca o impressionante ray tracing de Alan Wake 2 no PS5 Pro
Introdução
Alan Wake 2 se destacou como um dos jogos com melhores gráficos em 2023. Agora, com o lançamento para a PS5 Pro, surge a pergunta: como essa versão se compara à anterior e à versão para PC?
Desempenho na PS5 Pro
A versão para PS5 já era uma verdadeira vitrine tecnológica, mas apresentava limitações, como problemas de qualidade de imagem devido ao upscaling FSR 2 de baixa resolução e a falta de elementos de ray tracing. A PS5 Pro promete resolver essas questões com o upscaling RT e PSSR, além de se aproximar das funcionalidades avançadas do PC.
Modo de Qualidade
No modo de qualidade, que geralmente é recomendado para a PS5 padrão, a qualidade da imagem apresenta visuais mais avançados, embora o desempenho muitas vezes caia abaixo dos 30 fps. A versão da PS5 Pro introduz reflexos RT, ausentes na versão base, que são particularmente notáveis em superfícies como água e vidro, oferecendo um nível de realismo superior à solução híbrida usada na PS5 básica.
Qualidade de Imagem e Detalhes
A filtragem de sombras parece um pouco melhor na PS5 Pro, mas não há elementos como sombras RT como na versão do PC. A adição de reflexos RT é, sem dúvida, uma das melhorias mais significativas e justificáveis na versão PS5 Pro.
Alan Wake 2 aproveita o novo upscaler PSSR da PS5 Pro, que, espera-se, melhore a qualidade visual. A versão original para PS5 utiliza FSR 2 com uma resolução base de 1270p, enquanto a Pro opera com resolução ligeiramente inferior de 1224p. Apesar do PSSR ser considerado geralmente superior ao FSR 2, neste caso, a qualidade da imagem é mista, com instabilidades visuais e um aspecto semelhante a grãos de filme.
Movimentação e Detalhes em Ação
Durante movimentos, a qualidade da imagem na PS5 Pro é geralmente melhor, com menos artefatos de desoclusão. Entretanto, alguns detalhes, como linhas elétricas finas, são mais bem tratados pelo FSR 2. Desativar a desfocagem de movimento no modo de qualidade é recomendado, pois parece causar problemas de aliasing.
DICAS DE JOGOS: Flyff Brasil - MMORPG de mundo fantasia gratuito para jogar.
Modo de Desempenho
O modo de desempenho na PS5 Pro visa oferecer 60 fps, mas a resolução interna permanece próxima da PS5 padrão, com 864p. Embora isso não traga melhorias significativas, algumas definições foram aprimoradas, como a densidade de vegetação e a resolução da iluminação volumétrica.
Apesar das melhorias, o desempenho é decepcionante em comparação com a PS5 base, que já operava a cerca de 60 fps em áreas mais tranquilas, mas caía para 55-60 fps em locais mais cheios de vegetação. O mesmo não ocorreu na PS5 Pro, que apresentou uma performance um pouco abaixo nas áreas florestais, mostrando que a atualização não teve o impacto esperado.
Análise Comparativa: PS5 Pro vs. PC
Alan Wake 2 oferece uma oportunidade de comparar os métodos PSSR e DLSS em condições semelhantes. O jogo sendo executado com um PC RTX 4070 demonstra que o DLSS se sai melhor em um cenário de baixa resolução interna, apresentando uma imagem mais estável e melhor representação de detalhes do que o PSSR.
Embora o desempenho gráfico da PS5 Pro tenha suas peculiaridades, ela ainda luta para igualar a qualidade que poderíamos esperar diante das suas especificações. Comparando com PCs, o jogo pode ser 45% mais rápido no PC em configurações similares, sugerindo que a PS5 Pro ainda tem um caminho a percorrer para se destacar plenamente.
Conclusão
Alan Wake 2 na PS5 Pro é uma adição intrigante para o console, oferecendo funcionalidades esperadas de um sistema premium da Sony, como ray tracing. No entanto, a qualidade de imagem e desempenho em alguns aspectos deixam a desejar. Como o jogo e a tecnologia evoluem, será interessante observar como esses elementos se aprimoram ao longo do tempo.
Publicar comentário