Introdução à RTX 5070 e sua Comparação com a RTX 4090
O Digital Foundry Direct desta semana traz uma análise das tecnologias apresentadas em Las Vegas, mais especificamente sobre a nova série Nvidia RTX 50. A afirmação em discussão é se a futura RTX 5070 pode realmente oferecer um desempenho equivalente ao da RTX 4090. A resposta, à primeira vista, parece negativa, mas vamos entender as razões por trás dessa declaração. O cenário atual mostra que os avanços em hardware para aumentar a taxa de quadros estão diminuindo. O futuro, então, parece se concentrar mais em soluções de software, com a aprendizagem automática assumindo um papel central.
Análise do Desempenho da RTX 5070
A comparação de desempenho entre a RTX 5070 e a RTX 4090 se baseia no uso do DLSS 4, que é uma tecnologia de geração de múltiplos fotogramas. Isso implica que a nova GPU, que custa 549 dólares, está sendo testada na mesma resolução e configurações que a RTX 4090, mas apenas com um fotograma gerado por vez.
As métricas disponíveis indicam que essa comparação não hold water. A arquitetura mais nova e os 6.144 núcleos CUDA da RTX 5070 não se comparam aos 16.384 núcleos da RTX 4090, o que gera uma discrepância semelhante em núcleos RT e tensor. Além disso, a RTX 4090 possui uma interface de memória de 384 bits, enquanto a RTX 5070 conta com um bus de 192 bits. Apesar de a RTX 5070 ter memória mais rápida, ela possui apenas 12 GB, em contraste com os 24 GB da 4090.
Limitações do DLSS 4
Sem a tecnologia DLSS 4, a RTX 5070 não atinge o mesmo nível de performance da RTX 4090, a não ser que a configuração gráfica seja bastante simples e o jogo esteja rodando perto do limite da taxa de atualização do monitor. As alegações da Nvidia, à primeira vista, podem parecer exageradas. Entretanto, análises práticas, como as publicadas em eventos como a CES, destacam a performance da 5070 em jogos como Marvel Rivals, onde a geração de quadros parece ser superior à da 4090. É importante notar que o desempenho ideal pode depender de limitações impostas pela CPU na demonstração.
Desempenho e Latência
A latência se torna uma questão central em debates sobre desempenho. A geração de fotogramas que o DLSS 4 proporciona não elimina a latência aumentada, pois envolve a renderização de um fotograma padrão e, depois, o armazenamento em buffer do próximo fotograma. Esse processo culmina em uma latência maior que deve ser gerenciada através da tecnologia de redução de latência Reflex da Nvidia.
- A latência é um fator importante em jogos, e seu impacto não se limita apenas aos fotogramas.
- A diferença de latência entre jogos que rodam na mesmas taxas de quadros pode ser significativa, como demonstrado por testes realizados no passado.
A Natureza do Desempenho
A discussão sobre o termo “desempenho” é pertinente neste contexto. A Nvidia tem sido criticada por usar a geração de fotogramas como sinônimo de aumento de desempenho. No entanto, se a latência aumenta, é válido perguntar se as melhorias realmente representam um aumento no desempenho como um todo.
Os debates sobre se a RTX 5070 pode realmente ser comparada à RTX 4090 refletem uma transição no entendimento de desempenho na indústria gráfica. À medida que exploramos tecnologias como o DLSS, a necessidade de reavaliar o que significa “desempenho” se torna mais evidente.
Conclusão: Um Novo Paradigma na Tecnologia Gráfica
As comparações entre a RTX 5070 e a RTX 4090 podem muito bem representar um novo paradigma na tecnologia gráfica, cada vez mais voltada para a inteligência artificial e o ray tracing, em vez do simples aumento de hardware. O custo dos processos de fabricação de semicondutores continuará a aumentar, e os usuários provavelmente terão que investir mais por melhores desempenhos no sentido tradicional.
Em última análise, eventos e declarações de figuras influentes na indústria sugerem que as inovações no campo do ray tracing e da IA estão moldando o futuro das tecnologias gráficas.