Comparação entre o PSSR da PS5 Pro, FSR 3.1 e DLSS 3.7 em Ratchet and Clank: Rift Apart
Introdução à PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR)
A PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) é a nova tecnologia da Sony que se junta ao avanço na reconstrução de imagens com base em aprendizagem automática, uma corrida que começou com a Nvidia há quase seis anos. Na Digital Foundry, estamos animados para ver essa tecnologia sendo implementada nas consolas. Recentemente, durante uma captura exclusiva da PS5 Pro, tivemos a oportunidade de usar a PS5 Pro junto com o jogo Ratchet and Clank: Rift Apart, permitindo que realizássemos uma série de testes envolvendo reconstrução de imagens. Agora, surge a dúvida: até que ponto o PSSR pode se sobressair em comparação ao FSR, tecnologia geralmente utilizada em consoles, e o quão próximo ele está da reconhecida Nvidia DLSS?
Limitações dos Testes
Primeiro, é importante mencionar algumas advertências e limitações dos testes realizados:
- Comparação entre a PS5 Pro e um PC, com configurações de qualidade similares, mas sem possibilidade de uma correspondência perfeita.
- O jogo Rift Apart usa redimensionamento dinâmico de resolução, o que resulta em diferenças significativas na implementação entre PC e console.
- Contamos os pixels em cada imagem de teste na PS5 Pro e ajustamos a resolução no DLSS utilizando uma ferramenta chamada DLSSTweaks, enquanto ficamos restritos ao modo de qualidade do FSR 3.1, que geralmente opera com uma resolução base um pouco inferior à da PS5 Pro.
- Ao tentar desativar a desfocagem de movimento na PS5 Pro, notamos que isso não aumentou a nitidez, apenas suavizou o efeito, exigindo que igualássemos esse aspecto nas nossas capturas para PC.
Por último, e talvez o ponto mais crítico, é que estamos lidando apenas com um título específico, e a qualidade das implementações de upscaling pode variar bastante entre diferentes jogos. Com o tempo, esperamos entender melhor o potencial do PSSR em relação ao FSR e DLSS, mas, por enquanto, o foco está na comparação entre Ratchet e Clank.
Comparações: PSSR vs. FSR 3.1 e DLSS
Durante nossos testes, o PSSR foi confrontado com o FSR 3.1, que é a tecnologia da AMD mais utilizada no espaço das consolas e que, potencialmente, o PSSR busca superar. Um dos principais problemas identificados com o FSR 3.1 é o chamado “disocclusion fizzle”, que afeta jogos de terceira pessoa como Ratchet and Clank, onde a qualidade dos detalhes recém-revelados é fundamental.
A seguir, destacamos algumas diferenças observadas:
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- Anti-aliasing: O FSR 3.1 não elimina de forma eficaz o efeito de anti-serrilhado em detalhes recém-revelados, criando uma aparência indesejada. O PSSR, por outro lado, não apresenta esse problema.
- Partículas: As partículas no FSR muitas vezes apresentam um efeito fantasma, enquanto o PSSR mantém a consistência temporal, mostrando mais partículas em cena.
- Relva: O processamento de relva pelo FSR é desafiador e pode resultar em artefatos visualmente desagradáveis. O PSSR é capaz de evitar que a relva tenha um aspecto estranho, embora ainda haja espaço para melhorias.
Impressões sobre o DLSS
A comparação do PSSR com o DLSS da Nvidia levanta questões, já que as consolas Sony não utilizarão esta tecnologia. Apesar disso, o DLSS provou ser a solução de upscaling mais eficaz no mercado, resultado de quase seis anos de aprimoramentos. Durante os testes, notamos alguns pontos que requerem atenção:
- Foi observada uma falha de movimento em todos os clipes testados, que pode ser resultado de algum tipo de instabilidade de renderização.
- O PSSR, embora superior ao FSR em movimento, ainda não supera o DLSS em termos de anti-aliasing.
- O PSSR tende a produzir imagens mais suaves, ao contrário do DLSS, que pode ser um ponto positivo ou negativo, dependendo da preferência do jogador.
Conclusões Finais
Embora tenhamos identificado áreas em que o PSSR é superior ao FSR 3.1, ainda precisamos de mais tempo e testes com a tecnologia em vários títulos para um veredicto conclusivo. As primeiras impressões indicam que os jogadores da PS5 Pro poderão desfrutar de uma qualidade de upscaling significativamente aprimorada.
Considerando a complexidade dos jogos que testarão o PSSR no futuro, como Alan Wake 2, cuja tarefa de aumentar a resolução de 864p para 4K em modo de desempenho de 60 fps será desafiadora, aguardamos ansiosos para avaliar o desempenho desta tecnologia em outras ocasiões.
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