Balatro é classificado para maiores de 18 anos e a produtora fica surpresa

Classificação Etária de Balatro

O criador de Balatro, um jogo indie que se destacou em várias categorias nos Game Awards 2024, incluindo a de Jogo do Ano, expressou sua surpresa em relação à classificação etária atribuída ao seu jogo pela PEGI, a entidade responsável por classificações de idade na Europa.

Reação do Criador nas Redes Sociais

Através da conta da LocalThunk nas redes sociais, o desenvolvedor compartilhou sua incredulidade ao ver que Balatro foi classificado para maiores de 18 anos, simplesmente por se tratar de um jogo de cartas. Ele também destacou a discrepância em relação a outros jogos, especialmente os de esportes, que possuem mecânicas de sorte, mas receberam classificações para jogadores a partir dos 3 anos.

O criador questionou a lógica dos critérios aplicados para a classificação, afirmando:

“Uma vez que a PEGI nos deu uma classificação para maiores de 18 por termos cartas maléficas, talvez deva inserir micro-transações, caixas de loot e jogos de sorte a sério, para baixar essa classificação para 3 anos, como EA Sports FC.”

Reflexão sobre as Classificações

Embora ele não veja um problema em Balatro ser considerado um jogo para maiores de 18, a sua real preocupação está na falta de compreensão do porquê de jogos com as chamadas “mecânicas de jogo de sorte” serem recomendados para crianças. Para ele, se outros jogos tivessem a classificação correta, ele aceitaria sem hesitação as avaliações mais altas para títulos como o seu:

“Se esses outros jogos tivessem a classificação adequada, aceitava de bom agrado os bizarros para maiores de 18. O logo vermelho até é fixe.”

Imagem Relacionada

Veja abaixo uma imagem relacionada ao jogo Balatro:

LEIA TAMBÉM:  Ofertas no Steam: conheça 15 jogos por menos de R$ 50

Balatro

Publicar comentário