Expectativas Iniciais e Decepções
No passado, eu era muito otimista em relação a Avowed. Em novembro, tive a oportunidade de explorar as duas primeiras horas da campanha e fiquei empolgado. A premissa parecia promissora, o combate era satisfatório e a trama parecia ter um bom equilíbrio de mistérios e escolhas impactantes. No entanto, após 40 horas de jogo, a realidade se mostrou um pouco diferente. A aventura ainda traz elementos interessantes, mas o roteiro inconsistente e as mecânicas de RPG simplificadas foram uma grande decepção.
A Ambientação e a Trama
A história de Avowed nos coloca no papel de porta-voz do Imperador de Aedyr, em um continente selvagem conhecido como Terras Férteis. Este local, um refúgio para diversos povos, enfrenta uma epidemia de fungos chamada Praga dos Sonhos, que tem o potencial de levar à loucura qualquer um que a toque.
O cenário apresenta perigos políticos e naturais, ideal para criar um ambiente de descobertas e dominação. Temos a Praga dos Sonhos e a resistência dos clãs contra o império, que criam um caldo fervente para a narrativa. O protagonista, moldado pelo jogador, é uma divindade adotada pelo imperador, o que gera reviravoltas interessantes. Ao contrário de muitos RPGs, não começamos como novatos; já temos uma reputação e uma posição única no mundo.
Desenvolvimento da Narrativa
Apesar do começo promissor, a narrativa de Avowed acaba se tornando morna ao longo do tempo. Após 37 horas de jogo, percebi que poucos momentos realmente marcantes estavam distribuídos em quests muitas vezes monótonas. As decisões oferecidas são frequentemente binárias, o que contrasta com as expectativas que o início criava.
Embora existam partes impactantes, especialmente no final do segundo capítulo, o ritmo da história varia bastante. A curiosidade sobre a Praga dos Sonhos e a Voz que nos guia é mantida, mas a entrega dessas informações é irregular. Elementos configurados com potencial, como a manipulação do Imperador e a relação com os aliados, nem sempre são explorados a fundo, o que deixa a experiência um tanto frustrante.
Sidequests e Estruturas de RPG
As missões secundárias, ou sidequests, são outro ponto fraco de Avowed. Muitas delas seguem a estrutura de MMORPGs, trazendo um número excessivo de “fetch quests” que não oferecem recompensas significativas, seja em narrativas ou itens. Muitas vezes, essas missões só ajudam na progressão do jogo, sem acrescentar consideravelmente à experiência global.
Além disso, o sistema de progressão do jogo torna quase obrigatório completar essas atividades para garantir recursos e itens, o que limita a liberdade do jogador. O que deveria ser uma exploração divertida se torna um ciclo repetitivo.
Combate e Ação
Um dos pontos positivos de Avowed é seu combate dinâmico. Apesar das aparências, o sistema de batalhas se mostrou mais divertido do que eu esperava. A diversidade de armas e magias possibilita combinações e estratégias interessantes, tornando as confrontações agradáveis e emocionantes. Além disso, a possibilidade de alternar entre diferentes conjuntos de armas enriquece ainda mais as opções durante as batalhas.
A interação entre as magias e os ataques corpo a corpo é bem balanceada, e a mecânica de vigor dos inimigos adiciona uma camada de estratégia ao combate. Mesmo pequenas falhas, como bugs e problemas de hitbox, não impediram que eu me divertisse com as lutas.
Exploração e Direção de Arte
Avowed também brilha no aspecto de exploração. Os ambientes são bem construídos e oferecem segredos e desafios interessantes. O sistema de parkour e as paredes destrutíveis trazem uma sensação de liberdade e descoberta.
A direção de arte é outro ponto que merece destaque. Apesar de não ter gráficos fotorrealistas, a combinação de técnicas avançadas, como ray tracing, com uma estética estilizada, resultam em visuais agradáveis. Porém, a falta de expressões faciais e o uso excessivo de slides para contar a história podem prejudicar a imersão do jogador.
Questões Finais e Considerações
Em resumo, Avowed se destaca por suas mecânicas de combate e exploração, mas deixa a desejar em sua narrativa e desenvolvimento de RPG. O jogo oferece uma experiência divertida, mas distante do potencial que poderia apresentar. Mesmo assim, recomendaria que os jogadores interessados dessem uma chance a Avowed, já que a diversão pode compesar as falhas. E você, o que pensa sobre isso? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!