More

    PSN já enfrentou períodos de inatividade: serviço ficou fora do ar por mais de 20 dias em 2011; relembre!

    Instabilidades na PlayStation Network

    Na última sexta-feira (07), a PlayStation Network (PSN), serviço online para PS4 e PS5, enfrentou instabilidades por volta das 21h (horário de Brasília). Após quase 24 horas fora do ar, o serviço foi restabelecido, prejudicando os planos de muitos jogadores que esperavam se divertir durante o fim de semana.

    PSN fora do ar

    Histórico de Quedas na PSN

    Embora as quedas da PSN aconteçam ocasionalmente devido a problemas técnicos, geralmente a situação é resolvida em poucas horas. No entanto, o que ocorreu desta vez foi uma exceção, levando quase um dia inteiro para que os serviços voltassem a funcionar.

    Vale lembrar que a PSN não enfrentava um período tão longo de indisponibilidade há mais de 13 anos. A última grande interrupção foi resultado de um ataque hacker que expôs informações confidenciais de milhões de jogadores.

    O Ataque de 2011

    Em abril de 2011, a PSN foi derrubada pelo grupo Anonymous em resposta a ações legais que a Sony havia movido contra dois hackers. Esses indivíduos, George Hotz e Alexander Igorrenknov, haviam descoberto maneiras de hackear o PlayStation 3, o que levou a Sony a buscar medidas legais para protegê-lo.

    O Anonymous manifestou-se dizendo: “Parabéns, Sony. Agora você recebeu a atenção total do Anonymous. Sua recente ação legal foi considerada totalmente imperdoável.” Com isso, o grupo iniciou uma série de ataques cibernéticos à PSN, mas logo percebeu que o impacto estava afetando mais os jogadores do que a própria empresa, interrompendo as ações.

    LEIA TAMBÉM:  SMITE 2 agora é gratuito para jogar

    Consequências da Violação de Segurança

    Após o ataque, a Sony anunciou uma “intrusão externa” que prolongou ainda mais a indisponibilidade da PSN. Um alerta foi emitido informando que mais de 77 milhões de usuários tiveram seus dados pessoais expostos, incluindo nomes, endereços, senhas e informações de cartões de crédito.

    A Sony declarou: “Acreditamos que uma pessoa não autorizada obteve as seguintes informações pessoais.” A situação gerou grande indignação entre os jogadores, que buscavam esclarecimentos nas redes sociais.

    Compensações e Medidas de Segurança

    Após o período off-line de 23 dias, a Sony implementou diversas medidas de segurança e ofereceu aos usuários da PSN uma compensação: dois jogos gratuitos e 30 dias de PlayStation Plus. Entre os títulos disponíveis estavam:

    • Dead Nation
    • inFAMOUS
    • LittleBigPlanet
    • Super Stardust HD
    • Wipeout HD + Fury

    A Sony fez uma coletiva de imprensa para explicar as medidas adotadas e tranquilizar os usuários sobre a segurança dos seus dados.

    Atualmente: Situação Atual da PSN

    Embora não haja evidências de um ataque hacker recente que tenha causado a queda da PSN na última sexta-feira, é sempre bom manter medidas de segurança. Recomendamos que você atualize seus dados na PSN e considere criar um cartão virtual para suas compras, minimizando os riscos de fraudes.

    Por fim, fique à vontade para compartilhar suas experiências e opiniões nos comentários abaixo. Queremos saber o que você pensa sobre a situação da PlayStation Network e como a Sony deveria agir em situações semelhantes no futuro.

    PSN fora do ar

    Últimos artigos

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Você pode gostar...