Preocupações de David Brevik sobre os ARPGs Modernos
David Brevik, cofundador da Blizzard North e uma figura chave nos primeiros jogos da série Diablo, expressou suas preocupações sobre a direção atual dos Ação-RPGs (ARPGs). Durante uma entrevista, Brevik disse que a rápida evolução dos jogadores nesses jogos “desvalorizou toda a experiência”.
Apressando a Experiência do Jogo
Segundo Brevik, muitos ARPGs contemporâneos permitem que os jogadores derrotem rapidamente um grande número de inimigos, o que compromete tanto o ritmo quanto a profundidade da jogabilidade. Ele fez uma comparação com Diablo 2, apontando que este oferecia um ritmo mais calculado e uma experiência mais envolvente.
Para Brevik, a ênfase na velocidade e na eliminação em massa resulta em um jogo menos profundo. Ele comentou:
“Acho que os RPGs em geral começaram a inclinar-se para isto: matar inimigos por todo o lado de forma extremamente rápida. A tua build está a matar todo o tipo de coisas para poderes obter mais drops, para subires de nível, para poderes gostar, e o ecrã está cheio de coisas que não te interessam.”
Evolução dos ARPGs
Com o avanço dos ARPGs, lançamentos recentes como Diablo 4: Vessel of Hatred e Path of Exile 2 trouxeram novas formas de jogar e conteúdos. Por exemplo, Vessel of Hatred ampliou o universo de Diablo 4 ao adicionar a nova região de Nahantu e a classe Natispirit.
A reflexão de Brevik nos leva a pensar sobre a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a progressão rápida e a profundidade nas experiências de jogo dos ARPGs atuais. É fundamental oferecer uma experiência que seja tanto interessante quanto satisfatória para os jogadores.
Interação com os Leitores
Qual é a sua opinião sobre a direção dos ARPGs hoje em dia? Você acredita que a velocidade de jogo deve ser priorizada ou a profundidade da experiência deve ser mais valorizada? Deixe sua opinião nos comentários!