Estratégia Multiplataformas da Microsoft
Nos últimos meses, a Microsoft implementou uma estratégia multiplataformas que vem se mostrando bastante eficaz. Apesar de algumas dúvidas iniciais sobre a venda de jogos dentro do ecossistema do Xbox, os resultados financeiros da empresa nesse setor continuam a crescer.
Gastos dos Jogadores em Jogos da Microsoft
De acordo com a empresa de análise Ampere, os jogadores desembolsaram mais de US$ 465 milhões (aproximadamente R$ 2,7 bilhões) em jogos da Microsoft apenas em dezembro do ano passado. Com isso, a empresa se tornou a principal publicadora de games no mundo, tanto no Xbox quanto no PC e até no PlayStation.
Vendas Impulsionadas por Títulos de Sucesso
As vendas foram impulsionadas principalmente pelo Call of Duty Black Ops 6, que se destacou como um dos jogos mais populares durante o feriado. O recém-lançado Indiana Jones e o Grande Círculo também contribuiu para os números, já que o jogo foi disponibilizado no Xbox Series X|S e no PC, com um lançamento programado para o PS5 ainda este ano.
Domínio entre Jogadores de PlayStation
Embora Indiana Jones tenha colaborado para aumentar os números, o verdadeiro protagonista das vendas de dezembro foi Call of Duty Black Ops 6. Segundo a Ampere, o jogo atraiu cerca de 38 milhões de usuários mensais em novembro de 2024, preparando o terreno para um aumento nas vendas em dezembro.
Com o sucesso da estratégia multiplataformas, fica evidente que essa abordagem deve ser mantida. Impressionantes 64% dos gastos em jogos do Xbox em dezembro foram realizados por jogadores de PlayStation, beneficiados por Black Ops 6.
Comparativo com Outras Publicadoras
A Ampere também aponta que a Microsoft superou a Electronic Arts, que foi a segunda publicadora de jogos que mais vendeu em dezembro, com uma arrecadação de US$ 366 milhões. O desempenho da EA foi impulsionado pelo EA Sports FC 25, que, embora tenha registrado bons resultados, ficou bem abaixo comparado ao mesmo período do ano anterior.
Reflexão sobre o Futuro
A dúvida que permanece é se a Microsoft irá sustentar essa estratégia multiplataformas para seus jogos no Xbox. Deixe sua opinião sobre este assunto nos comentários!