O Declínio da Mídia Física de Videogames
Infelizmente para os colecionadores e entusiastas más antigos, a mídia física de videogames parece estar enfrentando um grande declínio, especialmente no mercado do Reino Unido. De acordo com uma pesquisa da Entertainment Retailers Association (ERA), as vendas de jogos físicos em 2024 caíram 34,5% em comparação com 2023. Em contrapartida, a venda de jogos digitais apresentou uma redução muito menor, de apenas 1%.
Crescimento dos Serviços de Assinatura
Os serviços de assinatura, como PS Plus e Xbox Game Pass, mostraram um crescimento notável de 12%. Isso indica que, pelo menos nesse mercado, os consumidores estão mais inclinados a assinar serviços do que a adquirir discos e cartuchos físicos.
Impacto no Mercado de Videogames
Esse cenário resultou em uma redução geral do mercado, com a receita total caindo 4,4%. Um dado curioso é que isso fez com que a receita dos videogames ficasse abaixo da receita do cinema, questionando a ideia de que os videogames geram mais lucros do que outras formas de arte.
Perspectivas Futuras
Apesar dos números em queda, o diretor executivo da ERA, Kim Bayley, ressaltou que “o mercado de videogames ainda é imenso e os jogos físicos continuam a ter sua importância.” Ele também projeta que a situação pode melhorar em 2025 com o lançamento do Nintendo Switch 2 e, possivelmente, do GTA 6.
Opinião do Leitor
Agora, queremos saber a sua opinião: você ainda prefere comprar jogos em mídia física? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!