Desempenho impressionante em Indiana Jones and the Great Circle para PC, mas atenção com placas gráficas de 8 GB
Análise da Versão para PC de Indiana Jones and the Great Circle
A versão para PC de Indiana Jones and the Great Circle impressiona desde o início. A jogabilidade apresenta uma fluidez notável, sem gaguejos ou travamentos. O título exige uma placa gráfica com suporte a ray tracing por hardware, mas isso não é um problema, pois o desempenho se mantém excelente. A Machine Games adotou a tecnologia de full ray tracing, uma inovação que processa a iluminação de forma avançada. No entanto, essa funcionalidade só será ativada em 9 de dezembro, o que pode frustrar usuários de PCs topo de gama que optaram pelo acesso antecipado. Apesar disso, a experiência continua a ser um ótimo lançamento, mais influenciada pela alocação de VRAM da GPU do que pela potência gráfica em si.
Escalabilidade e Desempenho nas Consolas
As preocupações em relação à execução do jogo foram um pouco exageradas, já que a Machine Games conseguiu fazer o jogo rodar tanto na Xbox Series X quanto na Series S, o que demonstra uma boa escalabilidade. Contudo, parte dessa escalabilidade não está disponível para usuários de PC. A principal tecnologia de ray tracing utilizada no jogo é a iluminação global, focando na iluminação indireta e nas sombras. As consoles de nova geração apresentam um desempenho medíocre, levando a Machine Games a reduzir opções gráficas, como a remoção de muitos objetos na iluminação global. Na selva, a falta de vegetação resulta em um efeito de luz do sol inadequado, fazendo com que alguns objetos pareçam deslocados no ambiente.
Configurações Gráficas e VRAM
No PC, as configurações das opções gráficas são mais detalhadas, e a predefinição mínima parece muito mais natural, com boa oclusão e sombras adequadas. Entretanto, a configuração “mais baixa do que baixa” encontrada nas consoles poderia beneficiar o desempenho de hardware mais fraco, incluindo consoles portáteis. A Xbox também utiliza filtragem anisotrópica, mas a implementação do sombreamento de taxa variável (VRS) não é satisfatória. Já na Series X, a volumetria é visualmente inferior, com feixes de luz menos detalhados e maior cintilação durante o movimento.
Alocação Crítica de VRAM
O jogo não é restrito por limitações de processamento, mas a alocação de VRAM da GPU é essencial. Parece que foi projetado com uma base de 12 GB em mente. Usuários com placas de 8 GB ou 10 GB podem enfrentar problemas com a definição da cache de textura. Por exemplo, uma RTX 3080 com 10 GB de VRAM não consegue utilizar configurações de cache ultra a 1440p sem ter uma queda significativa no desempenho. Portanto, vale ressaltar que utilizar uma qualidade de sombra média e uma qualidade de cabelo baixa pode melhorar a performance.
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- Configurações de Cache de Textura:
- 8GB VRAM: 1080p – Médio; 1440p – Baixo; 2160p/4K – Não
- 10GB VRAM: 1080p – Ultra; 1440p – Elevado; 2160p/4K – Médio
- 12GB VRAM: 1080p – Muito Ultra; 1440p – Supremo; 2160p/4K – Ultra
Recomendações para Melhoria de Desempenho
Uma regra essencial é que o jogo prioriza texturas próximas ao jogador. Quanto mais VRAM disponível, maior será a definição permitida na cache de textura. Usar uma configuração de sombras média é ideal para evitar problemas de desempenho. A qualidade das sombras precisa ser melhorada, pois mesmo na configuração ultra, elas ainda parecem de baixa resolução. Embora uma futura opção de full ray tracing seja esperada para solucionar isso, ela exigirá um alto desempenho de GPU.
Outro ponto a considerar é a resolução dinâmica, que atualmente só funciona com TAA e não com DLSS. Embora exista upscaling com DLSS, seria ideal incluir suporte ao FSR e XeSS. Além disso, o sistema de pontos de verificação pode causar travamentos irritantes, especialmente em locais como o Vaticano.
Considerações Finais
Apesar de suas falhas, Indiana Jones and the Great Circle é um excelente lançamento para PC. A chave para uma boa performance está em administrar a alocação de VRAM corretamente. Respeitando as orientações mencionadas e fazendo os ajustes necessários, a experiência do jogador pode ser bastante satisfatória.
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