Análise técnica de Red Dead Redemption para PC: a experiência definitiva deste clássico
Introdução ao Lançamento de Red Dead Redemption para PC
Red Dead Redemption, desenvolvido pela Rockstar, finalmente chegou ao PC após 14 anos desde seu lançamento original. Essa nova versão foi adaptada pelo estúdio Double Eleven. A questão que fica é: valeu a pena esperar tanto tempo? Realizamos testes aprofundados no jogo para entender como ele se compara à versão de console e como ele se comporta no hardware mais antigo do PC.
Preservação e Acesso ao Jogo
Um aspecto crucial dessa versão para PC é a preservação. O PC é uma plataforma onde os jogos podem permanecer por muito mais tempo. No entanto, a primeira impressão desta versão não é das melhores. O jogo apresenta várias camadas de DRM, exigindo logins tanto no Steam quanto no lançador da Rockstar. Isso se mostra um requisito incomum, principalmente porque a versão não inclui o modo multijogador original. Embora eu acredite que o Steam se mantenha no futuro, a dúvida fica quanto à longevidade do lançador da Rockstar, o que pode complicar o legado do jogo.
Execução Técnica e Gráfica
A execução técnica do jogo é, em geral, satisfatória. Existem diversas opções gráficas disponíveis e um rápido processo de pré-compilação de shaders. Esta versão é construída utilizando DirectX 12. Embora possa ser visto como excessivo para um título originalmente projetado para DirectX 9, não há problemas na compilação de shaders durante o jogo, que flui normalmente sem interrupções.
Controles e Ajustes
Os controles com mouse e teclado funcionam bem, embora o jogo exija toques rápidos no botão de sprint para movimentação. Este comando é um pouco deslocado nas configurações padrões, o que pode causar confusão para novos jogadores. Seria mais intuitivo se a tecla funcionasse ao ser mantida pressionada, em vez de precisar de toques rápidos. Apesar disso, a precisão com o mouse é visivelmente superior em relação à versão de console, facilitando a mira e os tiros.
Opções Gráficas e Resolução
As opções gráficas são o ponto alto dessa nova versão. O jogo suporta resoluções arbitrárias, diferentes razões de aspecto e taxas de quadros de até 144 fps. Existe até um mod que desbloqueia a taxa de quadros, o que deveria ser uma característica padrão. Jogar em ultra-wide é uma experiência incrível, embora as cenas sejam reproduzidas em 16:9. Essa decisão é compreensível, considerando as enormes alterações de animação que seriam necessárias para suportar proporções mais amplas. Além disso, é possível jogar em 4:3, o que proporciona uma estética vintage, especialmente em um monitor CRT. O jogo também pode ser executado em 8K, mas devido às limitações nas texturas, os benefícios são mais visíveis no anti-aliasing.
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Desempenho com Hardware Moderno
O desempenho geral é impressionante, com o jogo rodando em 4K a 60 fps em uma RTX 4060. Em um PC com RTX 4090, é possível atingir até 80-110 fps em resolução 8K. Apesar de um desempenho geralmente superior, há limitações relacionadas ao CPU, especialmente em distâncias de desenho elevadas. Isso pode fazer com que processadores menos potentes, como o Ryzen 5 3600, apresentem quedas de desempenho em áreas com alta densidade de objetos. Em contraste, processadores avançados como o Ryzen 7 9800X3D conseguem facilmente alcançar 120 fps nas cidades e mais de 200 fps em áreas abertas.
Testes com Hardware Antigo
Para compreender como o jogo se comporta em hardware da época de seu lançamento, testei em uma GTX 570 com DirectX 12, mas não chegava a atender o limite imposto de 2 GB de memória. Ao tentar uma GTX 670, notei que o processador Core 2 Duo E6600 demorava demais para iniciar o jogo. O desempenho melhorou um pouco com o Core 2 Quad Q6600, mas o jogo ainda não funcionava de forma fluida a 720p e 30 fps.
Qualidade Gráfica e Problemas Notáveis
Embora a versão de PC apresente avanços nas distâncias de desenho e a redução do pop-in, a reprodução de cores parece diferente da versão de console. O sol e as sombras também não aparecem corretamente nas cenas, indicando um erro a ser corrigido. A implementação do HDR se mostra fraca, talvez semelhante à implementada em Red Dead Redemption 2.
Considerações Finais
Com 14 anos desde seu lançamento, o preço de 50 dólares parece um tanto elevado, mas condiz com a qualidade da remasterização em termos de desempenho e gráficos. A nova versão do jogo oferece uma experiência significativamente melhor do que a original nas consolas, além de opções interessantes para diferentes tipos de hardware de PC. Contudo, o uso do lançador da Rockstar levanta questões sobre a preservação a longo prazo do jogo, especialmente considerando alguns bugs que ainda precisam de correção. No geral, essa é a melhor versão do jogo e é recomendável para os fãs da série e para aqueles que não experimentaram o lançamento original.
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