Ex-presidente da Arkane considera erro o fechamento da Arkane Austin

Encerramento da Arkane Austin

Recentemente, a Arkane Austin, uma das divisões do renomado estúdio Arkane, responsável por jogos como Prey, foi encerrada. Essa decisão levantou questionamentos acerca das escolhas estratégicas da Microsoft, que assumiu o controle da Bethesda em 2021. Raphael Colantonio, fundador da Arkane e atual diretor da WolfEye Studios, expressou sua frustração e surpresa em relação a essa decisão, a qual classificou como um “erro”. Ele destacou que a equipe da Arkane Austin tinha uma combinação de talentos únicos, difícil de ser replicada.

A Magia da Colaboração Criativa

Colantonio comentou que a equipe da Arkane Austin era o resultado de uma colaboração duradoura entre criativos notáveis, como Harvey Smith e Ricardo Bare. Essa união de habilidades e visões distintas permitiu a criação de jogos inovadores. Segundo ele, o sucesso da equipe era fruto de uma “magia” rara, que não pode ser reproduzida apenas através de novas contratações. “Grandes empresas tentam replicar esses grupos mágicos, mas isso não é tão simples”, afirmou Colantonio. Afirmou também que a decisão de fechar a divisão deveu-se mais a questões financeiras e à pressão por lucros rápidos do que a uma verdadeira avaliação do potencial criativo da equipe.

LEIA TAMBÉM:  Until Dawn tem desempenho fraco no PC com menos de 3 mil jogadores.

Impacto na Indústria de Jogos

O fechamento da Arkane Austin faz parte de uma tendência maior, onde cerca de 2.500 funcionários foram afetados por cortes nos estúdios de jogos da Microsoft. Além da Arkane Austin, a empresa também encerrou as atividades da Tango Gameworks, responsável pelo jogo Hi-Fi Rush. Entretanto, a Tango Gameworks foi adquirida pela Krafton e seguirá desenvolvendo novos conteúdos.

Oportunidades para Novos Estúdios

Apesar do fechamento, Colantonio vê uma luz no fim do túnel: ele acredita que existem oportunidades para a criação de novos estúdios independentes que podem explorar o gênero da ficção. Ele trouxe à tona o fechamento do icônico estúdio Looking Glass nos anos 2000, que não apenas inspirou o surgimento da Arkane, mas também deu origem a outras iniciativas criativas na indústria.

Novos Projetos de Colantonio

Atualmente, Colantonio está se dedicando à produção de um RPG de ação em primeira pessoa no WolfEye Studios. Neste projeto, ele pretende aplicar a filosofia criativa que ele e sua equipe na Arkane desenvolveram ao longo dos anos.

Redfall Trailer

Publicar comentário