O Desafio das Escalas nas Produtoras de Jogos
Um dos assuntos que gera mais debate na indústria dos videogames é a dimensão das equipes de produção. Muitas empresas possuem centenas, ou até milhares, de funcionários, o que pode trazer riscos significativos se um título não vende o suficiente após anos de dedicação.
A Visão de Jason Schreier
Segundo Jason Schreier, uma figura bem conhecida no setor, várias desenvolvedoras tradicionais estão se cansando do crescimento descontrolado de suas equipes. Esse descontentamento está levando essas empresas a uma redução de suas escalas, buscando melhor adaptação às atuais condições econômicas e do mercado.
O Exemplo da Mistwalker
Um exemplo que ilustra essa situação é a Mistwalker, fundada por Hironobu Sakaguchi, um veterano da indústria e conhecido como o criador de Final Fantasy. Sakaguchi comentou que desenvolveu o jogo Fantasian com uma equipe de apenas 30 pessoas, como uma forma de demonstrar que um JRPG divertido pode ser criado com um grupo menor. Em vez de investir em tecnologias para aprimoramento gráfico, eles optaram por uma abordagem inovadora, utilizando cenários reais recriados dentro do jogo.
A Importância de Equipes Menores
Schreier destaca que equipes reduzidas não implicam a produção de jogos menores ou de menor qualidade. Por exemplo, Skyrim foi criado por um grupo com menos de 100 pessoas. Além disso, jogos feitos por equipes pequenas não precisam agradar a todos os públicos ou vender 20 milhões de cópias.
Com equipes enxutas, as produtoras têm a liberdade de desenvolver jogos diferentes, direcionados a nichos específicos e de escalas variadas, sem a preocupação constante de que um insucesso nas vendas possa comprometer todo o estúdio.