Digital Foundry analisa God of War Ragnarök para PC e apresenta as melhores configurações.

Impressões Iniciais de God of War Ragnarök para PC

Mais de dois anos após o lançamento da versão original para PlayStation, God of War Ragnarök chega ao PC, prometendo oferecer uma experiência superior em comparação com seu antecessor. E, em grande parte, essa promessa se concretiza, proporcionando aos jogadores de PC uma maneira excepcional de desfrutar um dos melhores títulos da Sony.

Melhorias no Desempenho

A primeira grande melhora notada é a transição do DirectX 11 para o DirectX 12. Agora, ao iniciar o jogo, há um processo de pré-compilação de shaders que realmente funciona, eliminando o desconforto causado pelo stutter. De acordo com a produtora Jetpack Interactive, essa abordagem garante uma experiência mais estável, resultando em uma das melhores portas para PC dos últimos tempos. Embora ainda ocorram algumas falhas de tempo de fotogramas, como um pico de 50 ms em determinadas ações, elas são raras e não comprometem a diversão do jogador.

Interface e Configurações

A experiência do usuário também se destaca, especialmente no menu de configurações. O jogo oferece suporte a monitores ultrawide ou super-wide, com opções para rácios de aspecto que vão até 32:9, muito além do tradicional 16:9. Isso requer um cuidado extra em produção, garantindo que o amplo campo de visão não revele falhas nas animações.

Além disso, o menu permite ajustes em tempo real, com um fundo transparente para visualizar como as configurações afetam a experiência. Diversas opções estão disponíveis, incluindo suporte aos principais upscalers, como DLSS, FSR, XeSS e a implementação TAAU da Santa Monica Studios.

Comparação com Versões Anteriores

Infelizmente, a configuração “original”, que espelhava as definições da versão PS4, não está presente nesta. De um modo geral, a versão para PC possui menos opções de escalonamento em comparação com a versão PS5. A principal atualização é a qualidade da imagem, onde o DLSS e DLAA mostram-se superiores ao TAAU da PS5 em detalhes.

Configurações do modo de qualidade na PS5 são rotuladas como “ultra” no PC.
O modo de desempenho da PS5 se assemelha a algo entre baixo e médio nas configurações do PC.

Diferenças Visuais e de Desempenho

Apesar das melhorias, algumas áreas da versão PS5 ainda apresentam vantagens em relação à versão para PC. Por exemplo, o sistema de rastreamento de mapas de cubo da PS5 não foi implementado no PC, resultando em menos erros visuais no console. Além disso, certos efeitos, como a névoa em movimento em sequências de sonhos, não estão presentes no PC, e as transições de Portal são mais suaves nas consolas.

O desempenho em processadores Ryzen 3000 (Zen 2) também é uma preocupação, já que o Ryzen 5 3600 frequentemente enfrenta dificuldades para alcançar 60 fps, independentemente das configurações. Essa diferença de desempenho é notável quando comparada a CPUs mais recentes, como o Ryzen 5 7800X3D, que apresenta um desempenho significativamente melhor.

Configurações Otimizadas

As seguintes configurações otimizadas são recomendadas:

Configurações
Otimizado Baixo
Otimizado Alto

Texturas
Alto
Alto

Modelos
Médio
Alto

Filtro anisotrópico
Ultra
Ultra

Iluminação
Ultra
Ultra

Sombras
Médio
Médio

Reflexos
Alto
Alto

Atmosfera
Médio
Médio

Oclusão de ambiente
Ultra
Ultra

Tesselação
Ultra
Ultra

As configurações otimizadas proporcionam uma melhoria de desempenho de cerca de 18% em áreas internas e até 31% ao ar livre, com mínimas perdas visuais. Considerando as melhorias, isso é um resultado notável!

Conclusão

Atualmente, God of War Ragnarök apresenta-se como uma excelente adaptação para PC, com características impressionantes. No entanto, para alguns usuários, especialmente aqueles com CPUs Zen 2 ou monitores ultrawide, existem questões que ainda precisam ser tratadas. Se corrigidas as falhas identificadas, a versão para PC pode atingir um nível de qualidade comparável à versão original para PS5.

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