F1 24 na PS5 Pro: Ray tracing e PSSR elevam a qualidade visual a novos patamares
Atualização para PS5 Pro em F1 24
A Codemasters introduziu sua primeira atualização para o suporte da PlayStation 5 Pro em F1 24. Esta versão traz melhorias significativas com a inclusão de ray tracing e o upscaling PSSR. F1 24 já apresentava vários modos interessantes na versão padrão da PS5, como o suporte para jogar a 120 fps. Na versão Pro, essa divisão entre qualidade e desempenho se mantém, mas com diversas melhorias para cada um dos modos.
Um dos novos modos é o de “resolução”, que é acessível somente quando a PS5 Pro está conectada a uma tela 8K. Durante uma visita ao estúdio com o hardware de produção da PS5 Pro, pudemos observar que, mesmo com o código ainda em desenvolvimento, a atualização é notável, especialmente no modo de qualidade a 60 fps, onde os recursos de ray tracing do motor EGO são utilizados de maneira eficaz.
Melhorias em Ray Tracing
A versão Pro do jogo beneficia de várias atualizações em ray tracing (RT). Na PS5 padrão, o ray tracing era limitado a repetições e sequências pré-corrida. Porém, com a PS5 Pro, essa limitação foi superada, graças a uma GPU mais potente. Essa atualização permite que três funcionalidades de RT sejam usadas durante a corrida, mantidas a 60 fps.
As melhorias incluem:
- Reflexos com ray tracing em superfícies opacas, como vidro;
- Oclusão de ambiente com ray tracing para sombreamento mais realista;
- Iluminação global difusa dinâmica (DDGI) que simula o salto de luz entre superfícies.
As sombras com ray tracing não estão disponíveis durante a corrida, mas são ativadas para as sequências cinematográficas.
Comparação entre PS5 e PS5 Pro
A atualização de ray tracing na PS5 Pro resulta em reflexos muito mais realistas. Por exemplo, o céu nublado é refletido de forma mais precisa na superfície do carro e no capacete do piloto. A iluminação do dia é aprimorada, fazendo com que a pista pareça mais realista. Na PS5 padrão, a técnica screen-space reflections (SSR) era utilizada, que muitas vezes produzia reflexos exagerados. Com a PS5 Pro, os reflexos são mais naturais, influenciados pela textura da pista e pelas regulações de luz reais.
Além disso, a oclusão de ambiente com ray tracing melhora o sombreamento, tornando a parte inferior do carro mais realista e aprimorando os detalhes da pista, especialmente visíveis em corridas ao anoitecer.
Iluminação Global Difusa Dinâmica
A DDGI na PS5 Pro era previamente vista em ambientes estáticos, mas agora é integrada em jogabilidade, transformando a apresentação visual. Essa funcionalidade ajuda a criar uma imagem visualmente precisa, sem comprometer os 60 fps do modo de qualidade.
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Tecnologia PSSR e Resoluções
A tecnologia PlayStation Spectral Resolution (PSSR) da Sony permite alcançar essas melhorias, apesar do ray tracing ser exigente em termos computacionais. A resolução nativa na PS5 Pro varia entre 1440p e 1080p, dependendo da carga de renderização, ao contrário da PS5 padrão, que mantém 4K dinâmico. O PSSR ajusta e aprimora a imagem, criando um resultado quase 4K, mantendo a qualidade visual impressionante.
No geral, a qualidade da imagem se aproxima da 1800p-4K, embora haja algumas limitações com detalhes muito finos em movimento.
Desempenho e Taxa de Frames
Apesar da implementação do ray tracing, o modo de qualidade se mantém a 60 fps durante a jogabilidade, com quedas momentâneas em situações extremas, como no circuito de Mônaco sob fortes chuvas. Os testes mostraram que a maioria das corridas opera perfeitamente, mantendo uma experiência fluida.
No modo de desempenho a 120 Hz, a PS5 Pro apresenta melhorias na qualidade de imagem, correndo a 1440p dinâmico, mas mantendo a taxa de frames alta. Reflexos planares substituem o ray tracing neste modo, garantindo um desempenho consistente e visualmente atrativo.
Modo de Resolução 8K
O modo de resolução 8K é desbloqueado quando a PS5 Pro está configurada para produzir a essa resolução. O jogo renderiza em 4K nativo, aprimorado com TAAU para uma aparência de 8K. Os detalhes são nítidos, embora a qualidade possa variar durante o movimento. A Codemasters está considerando implementar o PSSR como uma opção de upscaler no futuro, tendo mostrado resultados promissores até agora.
Considerações Finais
O principal destaque de F1 24 é como a Codemasters explora as capacidades da PS5 Pro, utilizando os melhores recursos disponíveis. A combinação de ray tracing, manutenção dos 60 fps e a utilização eficiente do PSSR mostra um avanço significativo na tecnologia de jogos. Esta atualização no F1 24 revela todo o potencial da PS5 Pro, e os jogadores devem ficar ansiosos para mais aprimoramentos no patch final.
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