Ex-funcionário da Japan Studio fala sobre o encerramento do estúdio

A PlayStation e o Japan Studio

A PlayStation, desde seu lançamento, tem investido em estúdios próprios para oferecer uma variedade de jogos exclusivos. Um desses estúdios foi o Japan Studio, fundado em 1993, que encerrou suas atividades após quase 30 anos de criação de jogos marcantes.

A visão de Shawn Layden sobre o encerramento do Japan Studio

Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation e figura importante na história da empresa, comentou sobre o fechamento do Japan Studio. Em entrevista à IGN, ele abordou a situação do Japão no mercado de jogos:

“Infelizmente, acho que você pode ver esse problema em todo o mercado japonês. Em termos gerais, há muitos times historicamente supertalentosos, mas que não experimentam o sucesso há algum tempo e lutam para voltar a ele.”

Com isso, Layden se referiu ao fato de que, apesar do talento do Japan Studio, a equipe não conseguiu replicar seu sucesso em novas gerações de consoles. Mesmo tendo uma boa opinião sobre Allan Becker, o criador do estúdio, Layden não se surpreendeu com o fechamento.

LEIA TAMBÉM:  Tamanho de um jogo já não é mais o principal fator de relevância.

Além do Japan Studio, Layden trouxe à tona outras empresas do Japão, como a Capcom e a Sega, que estão tendo sucesso recentemente. Ele também mencionou a estratégia da Square Enix, que acertou ao fechar seus estúdios fora da Ásia e voltar às suas origens.

Funcionários do Japan Studio

Embora o Japan Studio tenha enfrentado dificuldades, nem todos os seus funcionários ficaram sem trabalho. Muitos foram realocados para o Team Asobi, que é conhecido pelo desenvolvimento do jogo Astro Bot.

Em relação ao Astro Bot, Layden expressou sua satisfação ao falar sobre a experiência de jogar o título do início ao fim.

Suas lembranças do Japan Studio

Você era fã do Japan Studio? Quais são seus jogos favoritos desse estúdio? Deixe sua opinião nos comentários!

Ape Escape - Jogo do Japan Studio

Publicar comentário