Análises e ReviewsAvaliação da tecnologia DLSS 4 com transformador de super-resolução

Avaliação da tecnologia DLSS 4 com transformador de super-resolução

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Nova Arquitetura de GPU Blackwell e DLSS 4 Transformer

A Nvidia lançou sua nova arquitetura de GPU Blackwell, trazendo uma nova tecnologia que promete aprimorar a experiência de jogo para todos os proprietários de GPUs RTX: o modelo DLSS 4 transformer. Embora já tenhamos discutido a impressionante reconstrução de raios proporcionada por essa nova tecnologia, é importante também explorar como ela se comporta em termos de upscaling, ou super-resolução.

Já foram realizadas análises sobre o novo DLSS em outros sites, então nossa abordagem será um pouco diferente. Com base em anos de testes em jogos e na identificação de problemas específicos do DLSS, decidimos reavaliar pontos problemáticos conhecidos, substituindo o antigo modelo de rede neural convolucional (CNN) pela nova alternativa transformadora.

Como Funciona a Tecnologia DLSS

A capacidade de melhorar jogos já existentes com o novo DLSS é realmente intrigante. Nos menus dos novos jogos, há a opção de escolher entre os modelos CNN e transformer, enquanto alguns jogos já foram atualizados para essa nova tecnologia. Para facilitar esse processo, a Nvidia incorporou uma função em sua aplicação que realiza essa mudança, embora, em alguns casos, essa função não funcione como deveria.

Além disso, outras aplicações, como o DLSS Tweaker, têm possibilitado a injeção do novo DLSS em jogos mais antigos. O processo envolve baixar a DLL mais recente do DLSS, inserir na pasta do jogo e usar a configuração do DLSS Tweaker para mudar para o modelo “K”, que é o mais recente.

Resultados dos Testes

Antes de nos aprofundarmos nas comparações, é importante destacar que o modelo transformer se mostrou mais eficaz em qualidade de imagem, embora tenha um maior impacto nos recursos do sistema. Isso significa que, em muitos casos, é possível reduzir a definição do DLSS e ainda assim obter uma qualidade de imagem igual ou superior.

Death Stranding

O primeiro teste foi realizado em Death Stranding, especificamente na versão Diretor’s Cut. Utilizando uma resolução de 1440p no modo equilibrado, notamos melhorias nos detalhes, mas a chuva em volta do personagem Sam Porter parecia ter sido eliminada em algumas situações, o que afetou a representação visual.

God of War Ragnarok

No jogo God of War Ragnarok, observamos que o modelo transformer reduziu um efeito de rastros em objetos finos contra o céu, melhorando a clareza visual. O mesmo ocorreu em Red Dead Redemption, onde o modelo transformador também trouxe melhorias significativas. Em ambos os jogos, o cabelo dos personagens também se beneficiou da nova tecnologia.

Forza Horizon 5

Em Forza Horizon 5, que recebeu a atualização DLSS após o lançamento, ainda existem problemas com fios de telégrafo que causam distorções visuais. Tanto o modelo CNN quanto o transformer enfrentam dificuldades em reproduzir detalhes finos, especialmente em resoluções mais baixas.

A boa notícia é que mesmo assim, o modelo transformador minimiza a suavização de detalhes durante movimentos, proporcionando uma imagem mais nítida, especialmente em telas de alta qualidade, como OLEDs.

Questões Específicas em Outros Jogos

Reflexos e Efeitos em Jogos da Insomniac

Nos jogos desenvolvidos pela Insomniac, como Ratchet & Clank, a tecnologia de ray tracing apresentou reflexos de baixa qualidade, que se tornaram um problema visível especificamente com o uso do DLSS. Isso sugere que os problemas estão mais ligados à implementação do jogo do que à nova tecnologia DLSS.

Dragons Dogma 2

No jogo Dragons Dogma 2, encontramos um efeito fantasma na relva durante rajadas de vento. No entanto, ao aplicar o modelo transformador, as lâminas de grama mantiveram melhor sua forma, eliminando o efeito fantasma, embora isso tenha consequências visuais indesejadas em outros aspectos.

Considerações Finais

Em resumo, a aplicação do modelo transformer sobre o antigo modelo CNN do DLSS tem trazido muitos resultados positivos, embora não resolva todos os problemas anteriores. Por exemplo, as gotas de chuva em Death Stranding ainda revelam que a resolução básica pode ser insuficiente em certos casos. Além disso, o modelo transformador demonstrou falhas em jogos específicos, como Assassin’s Creed Shadows, onde a representação de nevoeiro volumétrico ficou comprometida.

Estamos apenas na primeira iteração da nova tecnologia DLSS, e a Nvidia promete melhorias contínuas. Com isso, acompanharemos com grande interesse a evolução da super-resolução e suas aplicações futuras.

Nova tecnologia DLSS da Nvidia

Convidamos você a compartilhar suas experiências com a nova tecnologia DLSS nos comentários abaixo!

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