More

    Ex-chefe do Xbox apoiou a rivalidade entre consoles: “Estou a favor da disputa”

    A Evolução da Guerra de Consoles

    O termo “guerra de consoles” já foi tema de muitas discussões nas redes sociais ao longo dos anos. Embora atualmente haja menos debates acalorados, Peter Moore, o ex-chefe do Xbox, afirmou que a rivalidade entre Xbox e PlayStation foi benéfica para a indústria.

    Em uma entrevista ao canal de Danny Peña no YouTube, Moore foi questionado sobre a atual estratégia do Xbox de lançar seus jogos originais em consoles concorrentes, especialmente no PS5.

    A Mudança de Perspectiva

    De acordo com Moore, a mídia tinha uma visão negativa dos videogames, acreditando que eles eram responsáveis por muitos problemas sociais. Contudo, ele ressaltou que, no início dos anos 2000, os jogos se tornaram uma plataforma séria e respeitável.

    Guerra de Consoles nos Anos 2000

    Moore ingressou na equipe do Xbox em 2003, quando a concorrência com consoles como PS2 e GameCube era intensa. Ele supervisionou o lançamento do Xbox 360 e acredita que a rivalidade entre as marcas era algo positivo, pois mantinha o público interessado.

    “Precisávamos nos esforçar muito naquela época, mas também nos divertimos bastante”, lembrou. Moore defende a competição intensa, afirmando que “Xbox versus PlayStation” era uma dinâmica que beneficiava todos os envolvidos.

    A Nova Realidade da Microsoft

    Apesar de sua defesa da antiga competição, Moore destacou que o cenário atual é diferente. Hoje, ele acredita que, se pudesse, a Microsoft abandonaria a fabricação de consoles e focaria apenas em jogos.

    LEIA TAMBÉM:  Série RTX 50: qual é a fonte necessária para o meu PC?

    Embora a Microsoft continue a produzir Xbox, Moore sugeriu que a empresa preferiria se tornar uma plataforma de entrega de conteúdo, similar ao modelo da Netflix, onde os jogadores escolhem seus jogos sem a necessidade de um console.

    O Impacto da Abordagem Multiplataformas

    A recente estratégia da Microsoft, que permitiu que jogos exclusivos do Xbox fossem lançados também no PS5 e Nintendo Switch, rendeu resultados surpreendentes. Entre 2023 e 2024, títulos como Hi-Fi Rush e Sea of Thieves foram confirmados para os consoles concorrentes.

    Segundo a empresa de dados Ampere, os jogadores gastaram mais de US$ 465 milhões em jogos da Microsoft em dezembro, confirmando sua posição como uma das principais publishers de games do mundo.

    Além do mais, cerca de 60% da receita proveniente de jogos da Microsoft teve origem em jogadores de PlayStation, impulsionada especialmente por jogos como Call of Duty Black Ops 6.

    Com esses números, é evidente que a Microsoft está se consolidando como uma das maiores publishers de games. Queremos saber o que você pensa sobre essa nova abordagem! Deixe seu comentário abaixo!

    Para mais informações sobre a mudança de paradigmas no mundo dos games, confira:

    Últimos artigos

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Você pode gostar...