Demon’s Souls: Um Marco na Indústria dos Games
Lançado em 2009 para o PS3, Demon’s Souls se destaca como um dos jogos mais significativos da indústria de games, contribuindo para a popularização do gênero soulslike. Apesar de sua importância, parece que a FromSoftware não manteve um relacionamento ideal com a Japan Studio, que era parte da Sony naquele período.
A Recusa da FromSoftware
Segundo Shuhei Yoshida, ex-presidente da PlayStation, a FromSoftware optou por não colaborar na sequência de Demon’s Souls com a Sony devido à insatisfação com o processo de desenvolvimento.
Na época do lançamento, Yoshida destacou que a Sony não conseguia perceber o potencial global da propriedade, em grande parte por conta da elevada dificuldade do jogo e pelos resultados iniciais negativos observados na Japan Studio. Como consequência, a Sony decidiu não lançar Demon’s Souls para o público ocidental, deixando essa tarefa para a Atlus nos EUA e a Bandai Namco na Europa.
A Subestimação da Sony e o Sucesso do Jogo
Após o sucesso de Demon’s Souls fora do Japão, Yoshida admitiu que a Sony subestimou o potencial do título. Em uma entrevista ao GameInformer em 2012, o executivo compartilhou sua experiência inicial com o jogo, que foi bastante frustrante.
Ele comentou: “Na minha experiência pessoal com Demon’s Souls, quando estava perto do final, passei quase duas horas jogando e ainda estava no começo do jogo. Pensei: ‘Isso é uma porcaria. Este é um jogo incrivelmente ruim’. Então eu o deixei de lado”.
Da Recusa ao Sucesso com Dark Souls
No podcast Sacred Symbols, Yoshida revelou que a Sony tinha interesse em trabalhar com a FromSoftware na sequência de Demon’s Souls, mas a desenvolvedora decidiu seguir seu caminho com a Bandai Namco, resultando no aclamado Dark Souls.
“A FromSoftware já estava trabalhando na sequência, mas eles ficaram tão decepcionados com a forma como a PlayStation os tratou que, embora quiséssemos colaborar novamente, eles recusaram”, contou Yoshida.
Uma Nova Oportunidade: Bloodborne
Eventualmente, a Sony e a FromSoftware se reencontraram para desenvolver outro clássico do gênero soulsborne: Bloodborne. Yoshida expressou sua satisfação em fazer parte desse projeto.
Ele comentou: “Temos um enorme respeito por Miyazaki e pudemos trabalhar com eles novamente. Bloodborne é um dos seus melhores jogos”.
Reflexões Finais
O percurso de Demon’s Souls e sua relação com a Sony e a FromSoftware nos mostra como a indústria dos games pode ser inesperada e cheia de reviravoltas. O que você acha sobre a trajetória de Demon’s Souls? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!